Artigo E-book I CONEIL - Vol 02

E-books

ISBN: 978-65-86901-14-6

VIOLÊNCIA É CAÇA: A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NA VISÃO MULTINÍVEIS DA METÁFORA CONCEPTUAL

Palavra-chaves: CATEGORIZAÇÃO DE VIOLÊNCIA, VISÃO MULTINÍVEIS DA METÁFORA CONCEPTUAL, CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, , E-book AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas
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                  <br />\r\n
                  Os estudos da linguagem v&ecirc;m ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acad&ecirc;mica. Isso se deve, em parte, a investiga&ccedil;&otilde;es acerca de fen&ocirc;menos que exigem a mobiliza&ccedil;&atilde;o de saberes de diferentes &aacute;reas e, tamb&eacute;m, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreens&atilde;o mais ampla da linguagem, preferem abrir m&atilde;o de princ&iacute;pios atom&iacute;sticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concep&ccedil;&atilde;o de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discuss&otilde;es que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que v&ecirc;m sendo desenvolvidas no cen&aacute;rio brasileiro, no escopo das humanidades, no &acirc;mbito da Lingu&iacute;stica e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de di&aacute;logos entre &aacute;reas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espa&ccedil;o de reflex&atilde;o e suas repercuss&otilde;es como parte da socializa&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas inovadoras de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
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                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
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                  Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n
                  Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n
                  Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n
                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
                  Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n
                  Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n
                  Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n
                  Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n
                  Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n
                  Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n
                  Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n
                  Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n
                  Jo A-mi (UNILAB)&nbsp;<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n
                  M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n
                  Maria Carmen Aires Gomes (UFV)&nbsp;<br />\r\n
                  Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n
                  Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n
                  Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n
                  Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n
                  Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n
                  Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n
                  Vicentina Ramires (UFRPE)&nbsp;
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                  <br />\r\n
                  Os estudos da linguagem v&ecirc;m ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acad&ecirc;mica. Isso se deve, em parte, a investiga&ccedil;&otilde;es acerca de fen&ocirc;menos que exigem a mobiliza&ccedil;&atilde;o de saberes de diferentes &aacute;reas e, tamb&eacute;m, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreens&atilde;o mais ampla da linguagem, preferem abrir m&atilde;o de princ&iacute;pios atom&iacute;sticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concep&ccedil;&atilde;o de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discuss&otilde;es que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que v&ecirc;m sendo desenvolvidas no cen&aacute;rio brasileiro, no escopo das humanidades, no &acirc;mbito da Lingu&iacute;stica e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de di&aacute;logos entre &aacute;reas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espa&ccedil;o de reflex&atilde;o e suas repercuss&otilde;es como parte da socializa&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas inovadoras de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no &acirc;mbito da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Lingu&iacute;stica e Literatura. Chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para diversidade tem&aacute;tica e geogr&aacute;fica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o de Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regi&otilde;es do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa colet&acirc;nea &eacute; apresentar esse cen&aacute;rio multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, al&eacute;m dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heter&oacute;clito de disserta&ccedil;&otilde;es e teses que est&atilde;o prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n
                  Socializar esses debates sobre pautas relacionadas &agrave; interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona interc&acirc;mbios e di&aacute;logos de v&aacute;rias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento cient&iacute;fico da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais debates trazem contribui&ccedil;&otilde;es para o campo te&oacute;rico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cen&aacute;rio da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica brasileira e a incid&ecirc;ncia nos processos formativos de seus sujeitos &ndash; professores e alunos &ndash; das universidades e escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no &acirc;mbito das discuss&otilde;es profissionais e/ou acad&ecirc;micas.<br />\r\n
                  Aqui a comunidade leitora encontrar&aacute; pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposi&ccedil;&atilde;o de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investiga&ccedil;&atilde;o e tamb&eacute;m de pr&aacute;xis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros j&aacute; ditos, o desejo pela diversidade te&oacute;rica e pela pr&aacute;tica de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em>
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                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
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                  Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n
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                  Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

A VIOLÊNCIA É DEFINIDA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE COMO O “USO INTENCIONAL DA FORÇA OU PODER EM UMA FORMA DE AMEAÇA OU EFETIVAMENTE, CONTRA SI MESMO, OUTRA PESSOA OU GRUPO OU COMUNIDADE, QUE OCASIONA OU TEM GRANDES PROBABILIDADES DE OCASIONAR LESÃO, MORTE, DANO PSÍQUICO, ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO OU PRIVAÇÕES” (2002, P.5). EM RELAÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL, OS DADOS ESTATÍSTICOS ALARMANTES SOBRE AS VÍTIMAS (BRASIL, 2020) E OS ESTUDOS DAS ESTRUTURAS CONCEPTUAIS RELACIONADAS A CATEGORIA VIOLÊNCIA PARECEM ESTAR FORTEMENTE LIGADOS A FATORES SOCIOCOGNITIVOS E CULTURAIS. NESSE SENTIDO, A LINGUÍSTICA COGNITIVA PROPÕE UMA MUDANÇA DE VISÃO NA BUSCA DA COMPREENSÃO DO FENÔMENO DA SIGNIFICAÇÃO E DOS PROCESSOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO TORNANDO INDISPENSÁVEL CONSIDERAR NAS INVESTIGAÇÕES LINGUÍSTICAS O PAPEL DO FALANTE E DO OUVINTE, OS PRINCIPAIS PERSONAGENS NO USO DA LÍNGUA. ISSO PORQUE, SEGUNDO A ABORDAGEM COGNITIVISTA, OS FALANTES ORGANIZAM ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E COGNITIVAS PARA COMPREENDER CONCEITOS COMPLEXOS E ABSTRATOS, COMO A VIOLÊNCIA, ALÉM DE SEUS EFEITOS. PARTINDO DE TAL CONTEXTO, ESTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DA ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO DA AUTORA PRINCIPAL. O OBJETIVO É INVESTIGAR A CONCEPTUALIZAÇÃO DE VIOLÊNCIA PRESENTE NA METÁFORA CONCEPTUAL VIOLÊNCIA É CAÇA, QUE EMERGE EM UM CORPUS COMPOSTO POR 112 RELATOS DE EXPERIÊNCIA PROTAGONIZADOS POR MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO. OS DADOS FORAM GERADOS EM GRUPOS VIRTUAIS DA REDE SOCIAL FACEBOOK. PARA COMPREENDER COMO A CATEGORIA VIOLÊNCIA É ESTRUTURADA CONCEPTUALMENTE POR ESSAS MULHERES, OS DADOS SÃO ANALISADOS QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE, À LUZ DO PARADIGMA INTERPRETATIVISTA, TENDO COMO NORTE A VISÃO MULTINÍVEIS DA METÁFORA CONCEPTUAL (KÖVECSES, 2017) QUE INCLUI OS CONCEITOS DE ESQUEMAS IMAGÉTICOS, DOMÍNIOS, FRAMES E ESPAÇOS MENTAIS. EM TERMOS METODOLÓGICOS, A PESQUISA APLICA PROCEDIMENTOS ORIUNDOS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA GERAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADA A LEITURA DO CORPUS PARA A IDENTIFICAÇÃO MANUAL DAS METÁFORAS SEGUINDO O MÉTODO MIP – METAPHOR IDENTIFICATION PROCEDURE (PRAGGLEJAZ GROUP, 2007). EM SEGUIDA, UTILIZAMOS O DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAISS (HOUAISS, 2009) PARA A VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE PALAVRAS COM SIGNIFICADOS RELACIONADOS À AÇÃO CORPORAL QUE PUDESSEM SUBSTITUIR AS EXPRESSÕES METAFÓRICAS ENCONTRADAS. NESSA ETAPA, ALGUMAS METÁFORAS CONCEPTUAIS FORAM ELENCADAS, TAL QUAL A ESCOLHIDA PARA ANÁLISE NESTE ARTIGO: VIOLÊNCIA É CAÇA. PARA MAIOR OTIMIZAÇÃO DA BUSCA PELAS OCORRÊNCIAS DAS EXPRESSÕES METAFÓRICAS RELACIONADAS À METÁFORA CONCEPTUAL VIOLÊNCIA É CAÇA, A FERRAMENTA CONCORDANCE DO SOFTWARE ANTCONC 3.2.4 (ANTHONY, 2012) FOI UTILIZADA. PARA A ANÁLISE DO PRESENTE ESTUDO, FORAM SELECIONADOS TRÊS EXCERTOS COM PISTAS LINGUÍSTICAS DAS QUAIS EMERGE A METÁFORA VIOLÊNCIA É CAÇA. NA ETAPA DE ANÁLISE, OBSERVAMOS À LUZ DA VISÃO MULTINÍVEIS DA METÁFORA CONCEPTUAL A CONCEPTUALIZAÇÃO DE VIOLÊNCIA, TENDO COMO DOMÍNIO-FONTE A CAÇA. POR FIM, OS RESULTADOS DA ANÁLISE SÃO RELACIONADOS AOS FATORES SOCIAIS QUE APONTAM POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DESSE DISTÚRBIO SOCIAL. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A CONCEPTUALIZAÇÃO DE VIOLÊNCIA EMERGENTE DOS RELATOS APONTA PARA A EXISTÊNCIA DE UMA CONSTRUÇÃO CULTURAL QUE PARECE ESTRUTURAR ESSA CATEGORIA. TAL MOLDE CULTURAL PARECE TER COMO CONSEQUÊNCIA O COMPORTAMENTO VIOLENTO CONTRA AS MULHERES, QUE SÃO CONCEPTUALIZADAS COMO ANIMAIS PASSÍVEIS DE SEREM SUBJUGADOS POR UM INDIVÍDUO SUPOSTAMENTE MAIS FORTE.

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