TUDO OK ? COGNI??O, INTENCIONALIDADE E PR?TICAS DISCURSIVAS: NOVAS PERSPECTIVAS DA MULHER NO BREGA-FUNK.
JARMERSON FRANKLIN BEZERRA DE MOURA?
?MESTRANDO (UFRPE). JARMERSONFRANK@GMAIL.COM
RESUMO: O BREGA-FUNK AINDA ? UM G?NERO MUSICAL ESTIGMATIZADO POR TRAZER A REALIDADE DA PERIFERIA EM SUAS CAN??ES (GOMES, 2013). MUITAS VEZES, S?O ABORDADOS TEMAS TABUS COMO SEXUALIDADE E VIOL?NCIA. POR?M, NOS ?LTIMOS ANOS, COM O PROTAGONISMO FEMININO NESSE CEN?RIO MUSICAL, O BREGA-FUNK PASSA A GANHAR VISIBILIDADE NACIONAL E MOSTRAR UM OUTRO PARADIGMA. NO ANO DE 2018, TR?S JOVENS DA PERIFERIA DA REGI?O METROPOLITANA DO RECIFE, MC LOMA E AS G?MEAS LACRA??O, GRAVARAM UM V?DEO CASEIRO E LAN?ARAM O HIT ?ENVOLVIMENTO?, QUE GANHOU PROJE??O NACIONAL E TROUXE VISIBILIDADE, NUNCA VISTA ANTES PARA O BREGA-FUNK RECIFENSE, AL?M DO PROTAGONISMO FEMININO EM UM ESPA?O DOMINADO PELA FIGURA MASCULINA (BENTO, 2020). DURANTE O CARNAVAL DE 2020, ?TUDO OK?, COMPOSI??O DE THIAGUINHO MT, MILA E JS O M?O DE OURO, FOI O HIT MAIS OUVIDO NA PLATAFORMA DE STREAMING MUSICAL SPOTIFY. O TEXTO DESSA M?SICA TRAZ UMA PERSONAGEM FEMININA QUE, POSSIVELMENTE, FOI DEIXADA PELO NAMORADO, SUPEROU O FIM DA RELA??O E CAUSARIA INVEJA A ESSE SEU ?EX-?, CASO ELE A VISSE E PERCEBESSE QU?O BEM ELA EST?. O AUTOR DO TEXTO ? IDENTIFICADO COMO DO G?NERO MASCULINO E, APESAR DE ESTAR INSERIDO EM UM CONTEXTO MUSICAL ONDE O HOMEM COSTUMA FAZER, NAS LETRAS DAS CAN??ES, APELOS ER?TICOS QUE D?O ? MULHER UM PAPEL DE SUBMISS?O, ELE TRAZ UM DISCURSO DIFERENTE DAQUELE COSTUMEIRAMENTE OUVIDO NAS M?SICAS DE BREGA-FUNK. O PRESENTE ARTIGO TEM A IMPORT?NCIA DE CONTRIBUIR PARA A DESCONSTRU??O DA IMAGEM FEMININA SOCIALMENTE CONDICIONADA, E TRAZER NOVAS PERSPECTIVAS PARA A MULHER NO CEN?RIO MUSICAL DO BREGA-FUNK. PARA FUNDAMENTAR NOSSO ESTUDO, FEZ-SE UM COTEJO DAS TEORIAS: SOCIOCOGNITIVA NO VI?S CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY (2000), DA INTENCIONALIDADE DE TOMASELLO (2003) E DAS PR?TICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS DEFENDIDAS POR FAIRCLOUGH (2001). ? SOB ESSE OLHAR QUE O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR UMA NOVA PERCEP??O DA IMAGEM DA MULHER NO BREGA FUNK ATRAV?S DO ESTUDO DA M?SICA ?TUDO OK?, OBJETIVOS ESPEC?FICOS: I) DISCUTIR COMO RITMOS QUE SURGEM NA PERIFERIA GANHAM PROJE??O NACIONAL; II) ANALISAR A MUDAN?A DE COMPORTAMENTO A PARTIR DO DISCURSO ? LUZ SOCIOCOGNITIVA, CONSTRUTIVISTA E INTENCIONAL; III) DESCREVER CARACTER?STICAS DISCURSIVAS QUE LEGITIMAM O DISCURSO DO EMPODERAMENTO FEMININO NA SOCIEDADE. PARA ESSE TRABALHO, O M?TODO DE ABORDAGEM ? O INDUTIVO, POIS PARTE DE DADOS PARTICULARES, SUFICIENTEMENTE CONSTATADOS, INFERE-SE UMA VERDADE GERAL OU UNIVERSAL (LAKATOS; MARCONI, 2003). DO PONTO DE VISTA DA ABORDAGEM DO PROBLEMA, O M?TODO DA PESQUISA ? O QUALITATIVO POR PROCURAR DESENVOLVER AS TEORIAS QUE RELACIONAM O SUJEITO COM O MUNDO (SILVA; MENEZES, 2001 P. 20). COMO RESULTADO, O PRESENTE ESTUDO SUGERE QUE H? UMA QUEBRA DE PARADIGMA NOS ANTIGOS CONCEITOS DE SOCIEDADE PATRIARCAL, E COMO REFLEXO DESSA MUDAN?A, MESMO AINDA T?NUE, A MULHER COME?A A GANHAR VISIBILIDADE E PROTAGONISMO NO CEN?RIO DO BREGA-FUNK, QUE HISTORICAMENTE FOI DOMINADO PELA FIGURA MASCULINA. AO LONGO DA AN?LISE, P?DE-SE INFERIR QUE O SUJEITO ENUNCIADOR ? MESMO INSERIDO EM UM AMBIENTE ONDE HISTORICAMENTE OS SEUS CO-ESPEC?FICOS AINDA DESIGNAM ? MULHER ATRIBUI??ES DOM?STICAS, CUIDADO COM FILHOS E MARIDO, EXERCENDO UM PAPEL DE SUBMISS?O, RECATO E DOCILIDADE ? CONSEGUE SE DESVENCILHAR DESSES CONCEITOS E USAR O SEU DISCURSO PARA APOIAR A CAUSA DA LUTA FEMININA NESSE NOVO CEN?RIO.
PALAVRAS-CHAVE: BREGA-FUNK, EMPODERAMENTO, FEMININO, MULHER, M?SICA.