TUDO OK – COGNIÇÃO, INTENCIONALIDADE E PRÁTICAS DISCURSIVAS: NOVAS PERSPECTIVAS DA MULHER NO BREGA-FUNK
"2020-11-10 08:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 71965 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 176 "inscrito_id" => 632 "titulo" => "TUDO OK – COGNIÇÃO, INTENCIONALIDADE E PRÁTICAS DISCURSIVAS: NOVAS PERSPECTIVAS DA MULHER NO BREGA-FUNK" "resumo" => """ TUDO OK ? COGNI??O, INTENCIONALIDADE E PR?TICAS DISCURSIVAS: NOVAS PERSPECTIVAS DA MULHER NO BREGA-FUNK.\r\n \r\n JARMERSON FRANKLIN BEZERRA DE MOURA?\r\n \r\n ?MESTRANDO (UFRPE). JARMERSONFRANK@GMAIL.COM\r\n \r\n RESUMO: O BREGA-FUNK AINDA ? UM G?NERO MUSICAL ESTIGMATIZADO POR TRAZER A REALIDADE DA PERIFERIA EM SUAS CAN??ES (GOMES, 2013). MUITAS VEZES, S?O ABORDADOS TEMAS TABUS COMO SEXUALIDADE E VIOL?NCIA. POR?M, NOS ?LTIMOS ANOS, COM O PROTAGONISMO FEMININO NESSE CEN?RIO MUSICAL, O BREGA-FUNK PASSA A GANHAR VISIBILIDADE NACIONAL E MOSTRAR UM OUTRO PARADIGMA. NO ANO DE 2018, TR?S JOVENS DA PERIFERIA DA REGI?O METROPOLITANA DO RECIFE, MC LOMA E AS G?MEAS LACRA??O, GRAVARAM UM V?DEO CASEIRO E LAN?ARAM O HIT ?ENVOLVIMENTO?, QUE GANHOU PROJE??O NACIONAL E TROUXE VISIBILIDADE, NUNCA VISTA ANTES PARA O BREGA-FUNK RECIFENSE, AL?M DO PROTAGONISMO FEMININO EM UM ESPA?O DOMINADO PELA FIGURA MASCULINA (BENTO, 2020). DURANTE O CARNAVAL DE 2020, ?TUDO OK?, COMPOSI??O DE THIAGUINHO MT, MILA E JS O M?O DE OURO, FOI O HIT MAIS OUVIDO NA PLATAFORMA DE STREAMING MUSICAL SPOTIFY. O TEXTO DESSA M?SICA TRAZ UMA PERSONAGEM FEMININA QUE, POSSIVELMENTE, FOI DEIXADA PELO NAMORADO, SUPEROU O FIM DA RELA??O E CAUSARIA INVEJA A ESSE SEU ?EX-?, CASO ELE A VISSE E PERCEBESSE QU?O BEM ELA EST?. O AUTOR DO TEXTO ? IDENTIFICADO COMO DO G?NERO MASCULINO E, APESAR DE ESTAR INSERIDO EM UM CONTEXTO MUSICAL ONDE O HOMEM COSTUMA FAZER, NAS LETRAS DAS CAN??ES, APELOS ER?TICOS QUE D?O ? MULHER UM PAPEL DE SUBMISS?O, ELE TRAZ UM DISCURSO DIFERENTE DAQUELE COSTUMEIRAMENTE OUVIDO NAS M?SICAS DE BREGA-FUNK. O PRESENTE ARTIGO TEM A IMPORT?NCIA DE CONTRIBUIR PARA A DESCONSTRU??O DA IMAGEM FEMININA SOCIALMENTE CONDICIONADA, E TRAZER NOVAS PERSPECTIVAS PARA A MULHER NO CEN?RIO MUSICAL DO BREGA-FUNK. PARA FUNDAMENTAR NOSSO ESTUDO, FEZ-SE UM COTEJO DAS TEORIAS: SOCIOCOGNITIVA NO VI?S CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY (2000), DA INTENCIONALIDADE DE TOMASELLO (2003) E DAS PR?TICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS DEFENDIDAS POR FAIRCLOUGH (2001). ? SOB ESSE OLHAR QUE O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR UMA NOVA PERCEP??O DA IMAGEM DA MULHER NO BREGA FUNK ATRAV?S DO ESTUDO DA M?SICA ?TUDO OK?, OBJETIVOS ESPEC?FICOS: I) DISCUTIR COMO RITMOS QUE SURGEM NA PERIFERIA GANHAM PROJE??O NACIONAL; II) ANALISAR A MUDAN?A DE COMPORTAMENTO A PARTIR DO DISCURSO ? LUZ SOCIOCOGNITIVA, CONSTRUTIVISTA E INTENCIONAL; III) DESCREVER CARACTER?STICAS DISCURSIVAS QUE LEGITIMAM O DISCURSO DO EMPODERAMENTO FEMININO NA SOCIEDADE. PARA ESSE TRABALHO, O M?TODO DE ABORDAGEM ? O INDUTIVO, POIS PARTE DE DADOS PARTICULARES, SUFICIENTEMENTE CONSTATADOS, INFERE-SE UMA VERDADE GERAL OU UNIVERSAL (LAKATOS; MARCONI, 2003). DO PONTO DE VISTA DA ABORDAGEM DO PROBLEMA, O M?TODO DA PESQUISA ? O QUALITATIVO POR PROCURAR DESENVOLVER AS TEORIAS QUE RELACIONAM O SUJEITO COM O MUNDO (SILVA; MENEZES, 2001 P. 20). COMO RESULTADO, O PRESENTE ESTUDO SUGERE QUE H? UMA QUEBRA DE PARADIGMA NOS ANTIGOS CONCEITOS DE SOCIEDADE PATRIARCAL, E COMO REFLEXO DESSA MUDAN?A, MESMO AINDA T?NUE, A MULHER COME?A A GANHAR VISIBILIDADE E PROTAGONISMO NO CEN?RIO DO BREGA-FUNK, QUE HISTORICAMENTE FOI DOMINADO PELA FIGURA MASCULINA. AO LONGO DA AN?LISE, P?DE-SE INFERIR QUE O SUJEITO ENUNCIADOR ? MESMO INSERIDO EM UM AMBIENTE ONDE HISTORICAMENTE OS SEUS CO-ESPEC?FICOS AINDA DESIGNAM ? MULHER ATRIBUI??ES DOM?STICAS, CUIDADO COM FILHOS E MARIDO, EXERCENDO UM PAPEL DE SUBMISS?O, RECATO E DOCILIDADE ? CONSEGUE SE DESVENCILHAR DESSES CONCEITOS E USAR O SEU DISCURSO PARA APOIAR A CAUSA DA LUTA FEMININA NESSE NOVO CEN?RIO.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: BREGA-FUNK, EMPODERAMENTO, FEMININO, MULHER, M?SICA. """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas" "palavra_chave" => "BREGA-FUNK, EMPODERAMENTO, FEMININO, MULHER, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA5_ID63225102020232603.pdf" "created_at" => "2020-11-10 09:58:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARMERSON FRANKLIN BEZERRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "JARMERSON MOURA" "autor_email" => "jarmersonfrank@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 71965 "edicao_id" => 142 "trabalho_id" => 176 "inscrito_id" => 632 "titulo" => "TUDO OK – COGNIÇÃO, INTENCIONALIDADE E PRÁTICAS DISCURSIVAS: NOVAS PERSPECTIVAS DA MULHER NO BREGA-FUNK" "resumo" => """ TUDO OK ? COGNI??O, INTENCIONALIDADE E PR?TICAS DISCURSIVAS: NOVAS PERSPECTIVAS DA MULHER NO BREGA-FUNK.\r\n \r\n JARMERSON FRANKLIN BEZERRA DE MOURA?\r\n \r\n ?MESTRANDO (UFRPE). JARMERSONFRANK@GMAIL.COM\r\n \r\n RESUMO: O BREGA-FUNK AINDA ? UM G?NERO MUSICAL ESTIGMATIZADO POR TRAZER A REALIDADE DA PERIFERIA EM SUAS CAN??ES (GOMES, 2013). MUITAS VEZES, S?O ABORDADOS TEMAS TABUS COMO SEXUALIDADE E VIOL?NCIA. POR?M, NOS ?LTIMOS ANOS, COM O PROTAGONISMO FEMININO NESSE CEN?RIO MUSICAL, O BREGA-FUNK PASSA A GANHAR VISIBILIDADE NACIONAL E MOSTRAR UM OUTRO PARADIGMA. NO ANO DE 2018, TR?S JOVENS DA PERIFERIA DA REGI?O METROPOLITANA DO RECIFE, MC LOMA E AS G?MEAS LACRA??O, GRAVARAM UM V?DEO CASEIRO E LAN?ARAM O HIT ?ENVOLVIMENTO?, QUE GANHOU PROJE??O NACIONAL E TROUXE VISIBILIDADE, NUNCA VISTA ANTES PARA O BREGA-FUNK RECIFENSE, AL?M DO PROTAGONISMO FEMININO EM UM ESPA?O DOMINADO PELA FIGURA MASCULINA (BENTO, 2020). DURANTE O CARNAVAL DE 2020, ?TUDO OK?, COMPOSI??O DE THIAGUINHO MT, MILA E JS O M?O DE OURO, FOI O HIT MAIS OUVIDO NA PLATAFORMA DE STREAMING MUSICAL SPOTIFY. O TEXTO DESSA M?SICA TRAZ UMA PERSONAGEM FEMININA QUE, POSSIVELMENTE, FOI DEIXADA PELO NAMORADO, SUPEROU O FIM DA RELA??O E CAUSARIA INVEJA A ESSE SEU ?EX-?, CASO ELE A VISSE E PERCEBESSE QU?O BEM ELA EST?. O AUTOR DO TEXTO ? IDENTIFICADO COMO DO G?NERO MASCULINO E, APESAR DE ESTAR INSERIDO EM UM CONTEXTO MUSICAL ONDE O HOMEM COSTUMA FAZER, NAS LETRAS DAS CAN??ES, APELOS ER?TICOS QUE D?O ? MULHER UM PAPEL DE SUBMISS?O, ELE TRAZ UM DISCURSO DIFERENTE DAQUELE COSTUMEIRAMENTE OUVIDO NAS M?SICAS DE BREGA-FUNK. O PRESENTE ARTIGO TEM A IMPORT?NCIA DE CONTRIBUIR PARA A DESCONSTRU??O DA IMAGEM FEMININA SOCIALMENTE CONDICIONADA, E TRAZER NOVAS PERSPECTIVAS PARA A MULHER NO CEN?RIO MUSICAL DO BREGA-FUNK. PARA FUNDAMENTAR NOSSO ESTUDO, FEZ-SE UM COTEJO DAS TEORIAS: SOCIOCOGNITIVA NO VI?S CONSTRUTIVISTA DE VYGOTSKY (2000), DA INTENCIONALIDADE DE TOMASELLO (2003) E DAS PR?TICAS DISCURSIVAS E SOCIAIS DEFENDIDAS POR FAIRCLOUGH (2001). ? SOB ESSE OLHAR QUE O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR UMA NOVA PERCEP??O DA IMAGEM DA MULHER NO BREGA FUNK ATRAV?S DO ESTUDO DA M?SICA ?TUDO OK?, OBJETIVOS ESPEC?FICOS: I) DISCUTIR COMO RITMOS QUE SURGEM NA PERIFERIA GANHAM PROJE??O NACIONAL; II) ANALISAR A MUDAN?A DE COMPORTAMENTO A PARTIR DO DISCURSO ? LUZ SOCIOCOGNITIVA, CONSTRUTIVISTA E INTENCIONAL; III) DESCREVER CARACTER?STICAS DISCURSIVAS QUE LEGITIMAM O DISCURSO DO EMPODERAMENTO FEMININO NA SOCIEDADE. PARA ESSE TRABALHO, O M?TODO DE ABORDAGEM ? O INDUTIVO, POIS PARTE DE DADOS PARTICULARES, SUFICIENTEMENTE CONSTATADOS, INFERE-SE UMA VERDADE GERAL OU UNIVERSAL (LAKATOS; MARCONI, 2003). DO PONTO DE VISTA DA ABORDAGEM DO PROBLEMA, O M?TODO DA PESQUISA ? O QUALITATIVO POR PROCURAR DESENVOLVER AS TEORIAS QUE RELACIONAM O SUJEITO COM O MUNDO (SILVA; MENEZES, 2001 P. 20). COMO RESULTADO, O PRESENTE ESTUDO SUGERE QUE H? UMA QUEBRA DE PARADIGMA NOS ANTIGOS CONCEITOS DE SOCIEDADE PATRIARCAL, E COMO REFLEXO DESSA MUDAN?A, MESMO AINDA T?NUE, A MULHER COME?A A GANHAR VISIBILIDADE E PROTAGONISMO NO CEN?RIO DO BREGA-FUNK, QUE HISTORICAMENTE FOI DOMINADO PELA FIGURA MASCULINA. AO LONGO DA AN?LISE, P?DE-SE INFERIR QUE O SUJEITO ENUNCIADOR ? MESMO INSERIDO EM UM AMBIENTE ONDE HISTORICAMENTE OS SEUS CO-ESPEC?FICOS AINDA DESIGNAM ? MULHER ATRIBUI??ES DOM?STICAS, CUIDADO COM FILHOS E MARIDO, EXERCENDO UM PAPEL DE SUBMISS?O, RECATO E DOCILIDADE ? CONSEGUE SE DESVENCILHAR DESSES CONCEITOS E USAR O SEU DISCURSO PARA APOIAR A CAUSA DA LUTA FEMININA NESSE NOVO CEN?RIO.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: BREGA-FUNK, EMPODERAMENTO, FEMININO, MULHER, M?SICA. """ "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas" "palavra_chave" => "BREGA-FUNK, EMPODERAMENTO, FEMININO, MULHER, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA5_ID63225102020232603.pdf" "created_at" => "2020-11-10 09:58:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARMERSON FRANKLIN BEZERRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "JARMERSON MOURA" "autor_email" => "jarmersonfrank@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:53:42" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 142 "publicacao_id" => 71 "volume" => 2 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-02" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => "O I Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem (I CONEIL) coaduna-se com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas. Destaca-se também a urgência de promover a descentralização dos grandes centros urbanos e, assim, fortalecer o desenvolvimento e a divulgação das pesquisas em um evento situado na Região Nordeste. A idealização do evento pauta-se na possibilidade de mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de um modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando aos participantes um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação. Tal espaço, para derivar as discussões em torno da formação docente, é viabilizado pela organização de eventos que possam estabelecer parcerias e aproximar profissionais que atuam em diferentes segmentos. O evento ocorrerá de forma online de 23 a 25 de setembro de 2020" "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook1" "logo" => null "capa" => "5fd127279e596_09122020163607.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 63 "edicao_id" => 142 "codigo" => "978-65-86901-14-6" "capa" => "5fd1299791e76_09122020164631.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro</strong><br />\r\n <br />\r\n Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.<br />\r\n <br />\r\n Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.<br />\r\n Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.<br />\r\n Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.<br />\r\n <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)</em> """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Araújo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n Iêdo de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB) <br />\r\n João Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n José Temístocles Ferreira Júnior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n Márcio Martins Leitão (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV) <br />\r\n Maria Célia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS)<br />\r\n Sílvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Valéria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91a34eff11_15122020171900.pdf" "arquivo" => "151220201733_E-BOOK---ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM---VOLUME-02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:53:42" "updated_at" => "2022-02-23 11:49:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }