DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7116 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1301 "inscrito_id" => 1997 "titulo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS Angela Maria balbino de Jesus -UFPB anngela¬¬_viva@hotmail.comOrientadora: Ma. Fernanda M. C. Coelho - UFPB/CE/Dfmcabralcoelho@gmail.comA Educação de Jovens e Adultos tem características próprias que devem ser consideradas durante o processo de planejamento didático e curricular, conseqüentemente isso exige uma formação profissional diferenciada que possibilite ampliar e contextualizar as metodologias e conceitos que serão utilizados no contexto desta modalidade de ensino. Trata-se de inquietações despertadas a partir de estudos realizados na Universidade Federal da Paraíba UFPB, no curso de Pedagogia. Esta pesquisa pretende destacar a relevância da atuação do professor na educação de jovens e adultos, em que o mesmo precisa estar em formação, mas não qualquer formação, esta deve ser continua, além de ter um olhar voltado para a especificidade do seu público alvo. Fundamentalmente inseri-se nas contribuições de Freire (1997), Romilda; André (2006), Gandin (2013). Para tanto, o estudo se apresenta como uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados a revisão de leitura em repositório digitais e documentos legais. A partir da análise bibliográfica é possível comprovar a importância existente no planejamento para que haja a formação diferenciada dos professores para a EJA. A Educação de jovens e Adultos, exige do educador muito mais do que o currículo da educação nos oferece, é necessário que as políticas públicas voltadas à educação direcionem um olhar diferenciado para o educador da EJA. Para atuar na EJA, o educador precisa oferecer ao educando uma educação de qualidade, que considere suas experiências e seus conhecimentos culturais, e que neste fazer do professor na sala de aula seja capaz de formar um sujeito crítico, transformador de sua própria realidade Freire (2006) pois, a prática do educador na sala de aula deve se articular com a realidade do sujeito. Portanto, as políticas públicas voltadas á educação deve oferecer ao educador da EJA, uma formação continuada e de qualidade e que tenha como ponto de referência os sujeitos envolvidos, uma vez que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam características próprias, que estão dentro do contexto em que cada um estar inseridos e estas devem ser respeitadas, e é no dia a dia com os alunos que o professor vai, colocando em prática este novo jeito de atuar e planejar na educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_58_52_idinscrito_1997_a6287a3d8facc8135f5c951dad05a279.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA MARIA BALBINO DE JEUSUS" "autor_nome_curto" => "ANGELA MARIA" "autor_email" => "anngela_viva@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7116 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1301 "inscrito_id" => 1997 "titulo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS Angela Maria balbino de Jesus -UFPB anngela¬¬_viva@hotmail.comOrientadora: Ma. Fernanda M. C. Coelho - UFPB/CE/Dfmcabralcoelho@gmail.comA Educação de Jovens e Adultos tem características próprias que devem ser consideradas durante o processo de planejamento didático e curricular, conseqüentemente isso exige uma formação profissional diferenciada que possibilite ampliar e contextualizar as metodologias e conceitos que serão utilizados no contexto desta modalidade de ensino. Trata-se de inquietações despertadas a partir de estudos realizados na Universidade Federal da Paraíba UFPB, no curso de Pedagogia. Esta pesquisa pretende destacar a relevância da atuação do professor na educação de jovens e adultos, em que o mesmo precisa estar em formação, mas não qualquer formação, esta deve ser continua, além de ter um olhar voltado para a especificidade do seu público alvo. Fundamentalmente inseri-se nas contribuições de Freire (1997), Romilda; André (2006), Gandin (2013). Para tanto, o estudo se apresenta como uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados a revisão de leitura em repositório digitais e documentos legais. A partir da análise bibliográfica é possível comprovar a importância existente no planejamento para que haja a formação diferenciada dos professores para a EJA. A Educação de jovens e Adultos, exige do educador muito mais do que o currículo da educação nos oferece, é necessário que as políticas públicas voltadas à educação direcionem um olhar diferenciado para o educador da EJA. Para atuar na EJA, o educador precisa oferecer ao educando uma educação de qualidade, que considere suas experiências e seus conhecimentos culturais, e que neste fazer do professor na sala de aula seja capaz de formar um sujeito crítico, transformador de sua própria realidade Freire (2006) pois, a prática do educador na sala de aula deve se articular com a realidade do sujeito. Portanto, as políticas públicas voltadas á educação deve oferecer ao educador da EJA, uma formação continuada e de qualidade e que tenha como ponto de referência os sujeitos envolvidos, uma vez que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam características próprias, que estão dentro do contexto em que cada um estar inseridos e estas devem ser respeitadas, e é no dia a dia com os alunos que o professor vai, colocando em prática este novo jeito de atuar e planejar na educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, PLANEJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_23_58_52_idinscrito_1997_a6287a3d8facc8135f5c951dad05a279.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA MARIA BALBINO DE JEUSUS" "autor_nome_curto" => "ANGELA MARIA" "autor_email" => "anngela_viva@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }