PRÁTICAS PIBID: O TRABALHO COM O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7825 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1055 "inscrito_id" => 3240 "titulo" => "PRÁTICAS PIBID: O TRABALHO COM O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Língua Portuguesa (LP) – UEPB – Campus III, Guarabira, na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, localizada em Guarabira - PB. Consiste na percepção das dificuldades encontradas pelos discentes que cursam o 3° ano do ensino médio no tocante à produção textual, principalmente os argumentativos. Embasadas nos estudos sobre sequência didática de Dolz e Scheneuwly (2004), nas reflexões de Marcuschi (2008) e nas orientações de oficinas presentes nas Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” (2012, 2014), originou-se o projeto de trabalho com o texto dissertativo-argumentativo. Para desenvolver o trabalho, foram selecionados temas para a produção de textos, cujos avanços ocorreram gradativamente, sempre focando nesse tipo textual, pois contempla a língua em diversas realizações e também favorecem a reflexão crítica e o exercício de formas de pensamento mais elaborado. Assim, buscou-se atender os seguintes objetivos: 1)verificar o conhecimento do aluno sobre as características e o processo de produção de texto dissertativo-argumentativo; 2)contextualizar, caracterizar e exemplificar o texto dissertativo-argumentativo; 3)compreender e desenvolver as competências utilizadas na avaliação do texto dissertativo argumentativo no ENEM; 4) fazer a revisão de texto como processo para o aperfeiçoamento da escrita. Dessa forma, o trabalho constituiu-se da apresentação do gênero para a apropriação das características. Em seguida a produção por parte dos alunos. Depois as avaliações, correções e discussões das produções entre as alunas PIBID e a supervisora professora Maria Elizabete Sales. E por fim, comentários com a turma para a reescrita e produção final por parte dos alunos. Ao término, foram analisadas as diferenças entre a primeira produção e a produção final, levando em consideração a organização, uso da linguagem, clareza dos argumentos e a conclusão. Vencidas as etapas e com resultados favoráveis, espera-se que os alunos estejam aptos para aprimorar-se como produtores desse gênero textual, tendo em vista a preparação dos alunos para o ENEM e para a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_16_47_30_idinscrito_3240_473d8ecba5d6f8855d32df5d427bba28.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANYNHA PEREIRA" "autor_email" => "anapaulapereiraamo@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7825 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1055 "inscrito_id" => 3240 "titulo" => "PRÁTICAS PIBID: O TRABALHO COM O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada pela equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Língua Portuguesa (LP) – UEPB – Campus III, Guarabira, na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo, localizada em Guarabira - PB. Consiste na percepção das dificuldades encontradas pelos discentes que cursam o 3° ano do ensino médio no tocante à produção textual, principalmente os argumentativos. Embasadas nos estudos sobre sequência didática de Dolz e Scheneuwly (2004), nas reflexões de Marcuschi (2008) e nas orientações de oficinas presentes nas Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” (2012, 2014), originou-se o projeto de trabalho com o texto dissertativo-argumentativo. Para desenvolver o trabalho, foram selecionados temas para a produção de textos, cujos avanços ocorreram gradativamente, sempre focando nesse tipo textual, pois contempla a língua em diversas realizações e também favorecem a reflexão crítica e o exercício de formas de pensamento mais elaborado. Assim, buscou-se atender os seguintes objetivos: 1)verificar o conhecimento do aluno sobre as características e o processo de produção de texto dissertativo-argumentativo; 2)contextualizar, caracterizar e exemplificar o texto dissertativo-argumentativo; 3)compreender e desenvolver as competências utilizadas na avaliação do texto dissertativo argumentativo no ENEM; 4) fazer a revisão de texto como processo para o aperfeiçoamento da escrita. Dessa forma, o trabalho constituiu-se da apresentação do gênero para a apropriação das características. Em seguida a produção por parte dos alunos. Depois as avaliações, correções e discussões das produções entre as alunas PIBID e a supervisora professora Maria Elizabete Sales. E por fim, comentários com a turma para a reescrita e produção final por parte dos alunos. Ao término, foram analisadas as diferenças entre a primeira produção e a produção final, levando em consideração a organização, uso da linguagem, clareza dos argumentos e a conclusão. Vencidas as etapas e com resultados favoráveis, espera-se que os alunos estejam aptos para aprimorar-se como produtores desse gênero textual, tendo em vista a preparação dos alunos para o ENEM e para a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_16_47_30_idinscrito_3240_473d8ecba5d6f8855d32df5d427bba28.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANYNHA PEREIRA" "autor_email" => "anapaulapereiraamo@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }