ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE GESTÃO LIGADAS A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7226 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 875 "titulo" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE GESTÃO LIGADAS A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO" "resumo" => "O presente trabalho buscou investigar como vem ocorrendo, nas escolas, o processo de implementação da Política Pública de Educação Profissional em Pernambuco e verificar como as práticas de gestão adotadas em três Escolas Técnicas Estaduais, localizadas na Zona da Mata Norte do estado, influenciam a implementação do currículo proposto para o ensino médio integrado a educação profissional. A justificativa para realização desse estudo está ancorada na experiência profissional da autora que durante os anos de 2011 e 2014 teve uma passagem pela Secretaria Executiva de Educação Profissional, atuando como gestora das Escolas Técnicas Estaduais no acompanhamento da implementação da política pública e no planejamento para expansão da Rede de Educação Profissional em Pernambuco. Utilizando a metodologia de estudo de caso foram realizadas visitas in loco para observação do cotidiano escolar e o levantamento de informações se deu a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas, aos gestores e coordenadores nas três ETEs escolhidas para análise. Este trabalho foi desenvolvido a luz das reflexões de teóricos como Condé (2012), Mainardes (2006), Perez (2010) e Silva e Silva (2005) que abordam a temática políticas públicas; Ramos (2011), Moll (2010) e Saviani (2008) que tratam do tema Educação Profissional e Tecnológica sob vários aspectos. Foi utilizada, também, como referencial teórico a Legislação Básica Nacional e Estadual que tratam da Educação Profissional. Os dados obtidos, no decorrer do estudo, versam sobre a percepção dos entrevistados acerca da Política de Educação Profissional no estado e o trabalho que vem sendo desenvolvido com as turmas do ensino médio integrado. As informações levantadas demonstram a necessidade de investimentos na formação continuada da equipe gestora, de formulação de uma proposta curricular para os cursos técnicos de nível médio do ensino médio integrado e do direcionamento de recursos financeiros específicos para dar continuidade à implementação da Política Pública de Educação Profissional no estado. Os resultados encontrados subsidiaram a construção de um Plano de Ação Educacional com vistas ao redirecionamento das ações que objetivam acelerar, com qualidade, a formação técnica de nível médio em Pernambuco e o consequente fortalecimento da Rede Estadual de Escolas Técnicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_05_2014_20_32_58_idinscrito_875_d6c568f614799722e54bda5c28888cfc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE ARAUJO MEDEIROS SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA MEDEIROS" "autor_email" => "mariamedeiros_souza@hotma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7226 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 875 "titulo" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE GESTÃO LIGADAS A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO" "resumo" => "O presente trabalho buscou investigar como vem ocorrendo, nas escolas, o processo de implementação da Política Pública de Educação Profissional em Pernambuco e verificar como as práticas de gestão adotadas em três Escolas Técnicas Estaduais, localizadas na Zona da Mata Norte do estado, influenciam a implementação do currículo proposto para o ensino médio integrado a educação profissional. A justificativa para realização desse estudo está ancorada na experiência profissional da autora que durante os anos de 2011 e 2014 teve uma passagem pela Secretaria Executiva de Educação Profissional, atuando como gestora das Escolas Técnicas Estaduais no acompanhamento da implementação da política pública e no planejamento para expansão da Rede de Educação Profissional em Pernambuco. Utilizando a metodologia de estudo de caso foram realizadas visitas in loco para observação do cotidiano escolar e o levantamento de informações se deu a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas, aos gestores e coordenadores nas três ETEs escolhidas para análise. Este trabalho foi desenvolvido a luz das reflexões de teóricos como Condé (2012), Mainardes (2006), Perez (2010) e Silva e Silva (2005) que abordam a temática políticas públicas; Ramos (2011), Moll (2010) e Saviani (2008) que tratam do tema Educação Profissional e Tecnológica sob vários aspectos. Foi utilizada, também, como referencial teórico a Legislação Básica Nacional e Estadual que tratam da Educação Profissional. Os dados obtidos, no decorrer do estudo, versam sobre a percepção dos entrevistados acerca da Política de Educação Profissional no estado e o trabalho que vem sendo desenvolvido com as turmas do ensino médio integrado. As informações levantadas demonstram a necessidade de investimentos na formação continuada da equipe gestora, de formulação de uma proposta curricular para os cursos técnicos de nível médio do ensino médio integrado e do direcionamento de recursos financeiros específicos para dar continuidade à implementação da Política Pública de Educação Profissional no estado. Os resultados encontrados subsidiaram a construção de um Plano de Ação Educacional com vistas ao redirecionamento das ações que objetivam acelerar, com qualidade, a formação técnica de nível médio em Pernambuco e o consequente fortalecimento da Rede Estadual de Escolas Técnicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_05_2014_20_32_58_idinscrito_875_d6c568f614799722e54bda5c28888cfc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE ARAUJO MEDEIROS SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA MEDEIROS" "autor_email" => "mariamedeiros_souza@hotma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }