O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN NA VISÃO DE EGRESSOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7543 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1231 "inscrito_id" => 2325 "titulo" => "O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN NA VISÃO DE EGRESSOS" "resumo" => "Resumo: Os diversos contextos que vivemos na atualidade, as transformações que o mundo passa, e as diferentes leituras do espaço geográfico exerce alguns impactos nas reformas curriculares dos cursos de geografia, e consequentemente na formação de professores. Diante dessas transformações do conhecimento geográfico, os cursos de licenciatura em geografia devem estar atentos no que diz respeito à elaboração e/ou reformulação dos projetos pedagógicos, os quais deverão ser orientados pelas Diretrizes Curriculares. O currículo como instrumento que estrutura os cursos de formação de professores devem ser analisados tendo em vista as novas exigências da sociedade. Nesse contexto, objetiva-se conhecer e analisar a visão dos egressos de geografia – turma 2013.1, do CAMEAM/UERN com relação ao projeto pedagógico e suas implicações na formação docente. A pesquisa realizada é de base bibliográfica e documental, tais como, PPC do curso de Geografia/CAMEAM/UERN, (2007); Brasil (2001 e 2002); Costella, (2014); e ainda pesquisa de campo, com aplicação de questionário aberto em uma amostra de cinco (05) egressos de uma turma de vinte e sete (27) concluintes no semestre 2013.1. a qual fez-se analise interpretativa e abordagem qualitativa. Percebe-se que o curso de Geografia apresenta um currículo diversificado, com projetos significativos para os discentes, como por exemplo o PIBID, disciplinas importantes e bem distribuídas. Mas que ainda apresentam algumas falhas, tais como, atividades práticas que não mobilizam os discentes a uma prática, ficando na maioria das vezes apenas na teoria. Todavia, é preciso reconhecer os desafios da formação docente, principalmente quando vive-se em um mundo em constante transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CURRÍCULO., EGRESSO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_31_46_idinscrito_2325_f86eb0f9360b6db5834659c8cfbaa1fc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CIDA MONTEIRO" "autor_email" => "cida-geografa@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7543 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1231 "inscrito_id" => 2325 "titulo" => "O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN NA VISÃO DE EGRESSOS" "resumo" => "Resumo: Os diversos contextos que vivemos na atualidade, as transformações que o mundo passa, e as diferentes leituras do espaço geográfico exerce alguns impactos nas reformas curriculares dos cursos de geografia, e consequentemente na formação de professores. Diante dessas transformações do conhecimento geográfico, os cursos de licenciatura em geografia devem estar atentos no que diz respeito à elaboração e/ou reformulação dos projetos pedagógicos, os quais deverão ser orientados pelas Diretrizes Curriculares. O currículo como instrumento que estrutura os cursos de formação de professores devem ser analisados tendo em vista as novas exigências da sociedade. Nesse contexto, objetiva-se conhecer e analisar a visão dos egressos de geografia – turma 2013.1, do CAMEAM/UERN com relação ao projeto pedagógico e suas implicações na formação docente. A pesquisa realizada é de base bibliográfica e documental, tais como, PPC do curso de Geografia/CAMEAM/UERN, (2007); Brasil (2001 e 2002); Costella, (2014); e ainda pesquisa de campo, com aplicação de questionário aberto em uma amostra de cinco (05) egressos de uma turma de vinte e sete (27) concluintes no semestre 2013.1. a qual fez-se analise interpretativa e abordagem qualitativa. Percebe-se que o curso de Geografia apresenta um currículo diversificado, com projetos significativos para os discentes, como por exemplo o PIBID, disciplinas importantes e bem distribuídas. Mas que ainda apresentam algumas falhas, tais como, atividades práticas que não mobilizam os discentes a uma prática, ficando na maioria das vezes apenas na teoria. Todavia, é preciso reconhecer os desafios da formação docente, principalmente quando vive-se em um mundo em constante transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CURRÍCULO., EGRESSO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_31_46_idinscrito_2325_f86eb0f9360b6db5834659c8cfbaa1fc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CIDA MONTEIRO" "autor_email" => "cida-geografa@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }