Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN NA VISÃO DE EGRESSOS

Palavra-chaves: CURRÍCULO., EGRESSO, GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7543
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1231
    "inscrito_id" => 2325
    "titulo" => "O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN NA VISÃO DE EGRESSOS"
    "resumo" => "Resumo: Os diversos contextos que vivemos na atualidade, as transformações que o mundo passa, e as diferentes leituras do espaço geográfico exerce alguns impactos nas reformas curriculares dos cursos de geografia, e consequentemente na formação de professores. Diante dessas transformações do conhecimento geográfico, os cursos de licenciatura em geografia devem estar atentos no que diz respeito à elaboração e/ou reformulação dos projetos pedagógicos, os quais deverão ser orientados pelas Diretrizes Curriculares. O currículo como instrumento que estrutura os cursos de formação de professores devem ser analisados tendo em vista as novas exigências da sociedade.  Nesse contexto, objetiva-se conhecer e analisar a visão dos egressos de geografia – turma 2013.1, do CAMEAM/UERN com relação ao projeto pedagógico e suas implicações na formação docente. A pesquisa realizada é de base bibliográfica e documental, tais como, PPC do curso de Geografia/CAMEAM/UERN, (2007); Brasil (2001 e 2002); Costella, (2014); e ainda pesquisa de campo, com aplicação de questionário aberto em uma amostra de cinco (05) egressos de uma turma de vinte e sete (27) concluintes no semestre 2013.1. a qual fez-se analise interpretativa e abordagem qualitativa. Percebe-se que o curso de Geografia apresenta um currículo diversificado, com projetos significativos para os discentes, como por exemplo o PIBID, disciplinas importantes e bem distribuídas. Mas que ainda apresentam algumas falhas, tais como, atividades práticas que não mobilizam os discentes a uma prática, ficando na maioria das vezes apenas na teoria. Todavia, é preciso reconhecer os desafios da formação docente, principalmente quando vive-se em um mundo em constante transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO., EGRESSO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_31_46_idinscrito_2325_f86eb0f9360b6db5834659c8cfbaa1fc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA MONTEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CIDA MONTEIRO"
    "autor_email" => "cida-geografa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7543
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1231
    "inscrito_id" => 2325
    "titulo" => "O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO CAMEAM/UERN NA VISÃO DE EGRESSOS"
    "resumo" => "Resumo: Os diversos contextos que vivemos na atualidade, as transformações que o mundo passa, e as diferentes leituras do espaço geográfico exerce alguns impactos nas reformas curriculares dos cursos de geografia, e consequentemente na formação de professores. Diante dessas transformações do conhecimento geográfico, os cursos de licenciatura em geografia devem estar atentos no que diz respeito à elaboração e/ou reformulação dos projetos pedagógicos, os quais deverão ser orientados pelas Diretrizes Curriculares. O currículo como instrumento que estrutura os cursos de formação de professores devem ser analisados tendo em vista as novas exigências da sociedade.  Nesse contexto, objetiva-se conhecer e analisar a visão dos egressos de geografia – turma 2013.1, do CAMEAM/UERN com relação ao projeto pedagógico e suas implicações na formação docente. A pesquisa realizada é de base bibliográfica e documental, tais como, PPC do curso de Geografia/CAMEAM/UERN, (2007); Brasil (2001 e 2002); Costella, (2014); e ainda pesquisa de campo, com aplicação de questionário aberto em uma amostra de cinco (05) egressos de uma turma de vinte e sete (27) concluintes no semestre 2013.1. a qual fez-se analise interpretativa e abordagem qualitativa. Percebe-se que o curso de Geografia apresenta um currículo diversificado, com projetos significativos para os discentes, como por exemplo o PIBID, disciplinas importantes e bem distribuídas. Mas que ainda apresentam algumas falhas, tais como, atividades práticas que não mobilizam os discentes a uma prática, ficando na maioria das vezes apenas na teoria. Todavia, é preciso reconhecer os desafios da formação docente, principalmente quando vive-se em um mundo em constante transformação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO., EGRESSO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_31_46_idinscrito_2325_f86eb0f9360b6db5834659c8cfbaa1fc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA MONTEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CIDA MONTEIRO"
    "autor_email" => "cida-geografa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: Os diversos contextos que vivemos na atualidade, as transformações que o mundo passa, e as diferentes leituras do espaço geográfico exerce alguns impactos nas reformas curriculares dos cursos de geografia, e consequentemente na formação de professores. Diante dessas transformações do conhecimento geográfico, os cursos de licenciatura em geografia devem estar atentos no que diz respeito à elaboração e/ou reformulação dos projetos pedagógicos, os quais deverão ser orientados pelas Diretrizes Curriculares. O currículo como instrumento que estrutura os cursos de formação de professores devem ser analisados tendo em vista as novas exigências da sociedade. Nesse contexto, objetiva-se conhecer e analisar a visão dos egressos de geografia – turma 2013.1, do CAMEAM/UERN com relação ao projeto pedagógico e suas implicações na formação docente. A pesquisa realizada é de base bibliográfica e documental, tais como, PPC do curso de Geografia/CAMEAM/UERN, (2007); Brasil (2001 e 2002); Costella, (2014); e ainda pesquisa de campo, com aplicação de questionário aberto em uma amostra de cinco (05) egressos de uma turma de vinte e sete (27) concluintes no semestre 2013.1. a qual fez-se analise interpretativa e abordagem qualitativa. Percebe-se que o curso de Geografia apresenta um currículo diversificado, com projetos significativos para os discentes, como por exemplo o PIBID, disciplinas importantes e bem distribuídas. Mas que ainda apresentam algumas falhas, tais como, atividades práticas que não mobilizam os discentes a uma prática, ficando na maioria das vezes apenas na teoria. Todavia, é preciso reconhecer os desafios da formação docente, principalmente quando vive-se em um mundo em constante transformação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.