CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DO CURRICULO ESCOLAR A PARTIR DE ORIENTAÇÕES DO SISMÉDIO.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7040 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DO CURRICULO ESCOLAR A PARTIR DE ORIENTAÇÕES DO SISMÉDIO." "resumo" => "A partir da necessidade de aprimorar o currículo na E.E.E.F.M. Agenor Clemente dos Santos em Alagoinha/PB, proveniente de discussões nos encontros de aperfeiçoamento de professores, promovido pelo Governo Federal – Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (SisMédio) - surge a ideia de criação e implantação de um Clube de Ciências, com a finalidade de exercitar a interdisciplinaridade e incentivar os estudantes ao estudo das ciências, com o auxílio de outras áreas, como Linguagens, para aprimorar a leitura e compreensão de textos científicos e sua transposição para o cotidiano.Mas para concretizar essa ideia, é preciso que toda a escola esteja envolvida, que no nosso caso aconteceu por meio do SisMédio, facilitando assim as discussões entre as disciplinas e os estudantes, abrindo um canal de comunicação entre toda a comunidade escolar, dando uma “cara nova” no nosso jeito de fazer a Educação.Para a formação de um clube na escola, basta que professores e alunos se unam para dar um mínimo de organização, através de alguns passos, como a formação de uma Diretoria e a elaboração de um Regulamento, tudo bem detalhado no corpo do nosso trabalho, inclusive com a experiência na nossa escola. Após estes cuidados, o clube está pronto para as primeiras reuniões, onde deverão trazer diversas atividades culturais, científicas e até de entretenimento, tudo convergindo para criar um clima mais leve e agradável na escola.Ao final do nosso artigo, mostramos a importância de se repensar o currículo de uma forma coletiva, onde professores e estudantes buscam a unidade para um ensino eficaz, trabalhando juntos na formação de um currículo escolar de qualidade e de acordo com a realidade local." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CLUBE, CIÊNCIA, SISMÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_07_2014_22_33_10_idinscrito_15_9cbc91bb2844b865caa545db19208d4b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA REGINA CHAVES" "autor_nome_curto" => "SANDRA CHAVES" "autor_email" => "sandralquimia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7040 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE CLUBE DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DO CURRICULO ESCOLAR A PARTIR DE ORIENTAÇÕES DO SISMÉDIO." "resumo" => "A partir da necessidade de aprimorar o currículo na E.E.E.F.M. Agenor Clemente dos Santos em Alagoinha/PB, proveniente de discussões nos encontros de aperfeiçoamento de professores, promovido pelo Governo Federal – Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (SisMédio) - surge a ideia de criação e implantação de um Clube de Ciências, com a finalidade de exercitar a interdisciplinaridade e incentivar os estudantes ao estudo das ciências, com o auxílio de outras áreas, como Linguagens, para aprimorar a leitura e compreensão de textos científicos e sua transposição para o cotidiano.Mas para concretizar essa ideia, é preciso que toda a escola esteja envolvida, que no nosso caso aconteceu por meio do SisMédio, facilitando assim as discussões entre as disciplinas e os estudantes, abrindo um canal de comunicação entre toda a comunidade escolar, dando uma “cara nova” no nosso jeito de fazer a Educação.Para a formação de um clube na escola, basta que professores e alunos se unam para dar um mínimo de organização, através de alguns passos, como a formação de uma Diretoria e a elaboração de um Regulamento, tudo bem detalhado no corpo do nosso trabalho, inclusive com a experiência na nossa escola. Após estes cuidados, o clube está pronto para as primeiras reuniões, onde deverão trazer diversas atividades culturais, científicas e até de entretenimento, tudo convergindo para criar um clima mais leve e agradável na escola.Ao final do nosso artigo, mostramos a importância de se repensar o currículo de uma forma coletiva, onde professores e estudantes buscam a unidade para um ensino eficaz, trabalhando juntos na formação de um currículo escolar de qualidade e de acordo com a realidade local." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CLUBE, CIÊNCIA, SISMÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_07_2014_22_33_10_idinscrito_15_9cbc91bb2844b865caa545db19208d4b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA REGINA CHAVES" "autor_nome_curto" => "SANDRA CHAVES" "autor_email" => "sandralquimia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }