Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MANIPULAÇÃO, ARMAZENAMENTO E DESCARTE DOS PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS

Palavra-chaves: PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7134
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 32526
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MANIPULAÇÃO, ARMAZENAMENTO E DESCARTE DOS PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS"
    "resumo" => "Quando se fala em produto químico, geralmente a população associa a produtos manuseados em laboratórios químicos científicos. No entanto há uma grande variedade de produtos químicos que são utilizados no dia-a-dia nas atividades domésticas tais como: sabões, alimentos, brinquedos, produtos de beleza e limpeza. O trabalho realizado teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do ensino médio quanto aos cuidados com a manipulação, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos para posterior desenvolvimento de atividades em educação ambiental. Para coleta dos dados, foram utilizados questionários, entrevistas e conversas informais com os estudantes. Os resultados observados evidenciaram que a maioria dos entrevistados possuem conhecimentos prévios e mostram-se interessados nas novas informações sobre o manuseio adequado desses produtos. Fatores sociais, econômicos e culturais, entretanto, contribuem para a persistência de atos descuidados no manuseio, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos. Dos resultados adquiridos, detectou-se a necessidade de implantação de ações sócio-educativas para suprir a carência de informações mais precisas e importantes para a utilização segura dos produtos químicos domésticos. Com esse intuito foram confeccionadas e distribuídas histórias em quadrinhos, usadas como elemento lúdico para facilitar a aceitação das novas informações, valorizando também a comunicação interativa. A combinação de informações sérias com elementos lúdicos proporcionou uma aceitação favorável à reeducação proposta, êxito comprovado também pelo interesse demonstrado pelos participantes em ler e retransmitir as informações recebidas nas histórias em quadrinhos com outros colegas e familiares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_23_14_40_idinscrito_32526_834b325e5a2b4bb90164d2e8a0e73880.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA EVANGELISTA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA E. LIMA"
    "autor_email" => "veronica.el@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7134
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 32526
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MANIPULAÇÃO, ARMAZENAMENTO E DESCARTE DOS PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS"
    "resumo" => "Quando se fala em produto químico, geralmente a população associa a produtos manuseados em laboratórios químicos científicos. No entanto há uma grande variedade de produtos químicos que são utilizados no dia-a-dia nas atividades domésticas tais como: sabões, alimentos, brinquedos, produtos de beleza e limpeza. O trabalho realizado teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do ensino médio quanto aos cuidados com a manipulação, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos para posterior desenvolvimento de atividades em educação ambiental. Para coleta dos dados, foram utilizados questionários, entrevistas e conversas informais com os estudantes. Os resultados observados evidenciaram que a maioria dos entrevistados possuem conhecimentos prévios e mostram-se interessados nas novas informações sobre o manuseio adequado desses produtos. Fatores sociais, econômicos e culturais, entretanto, contribuem para a persistência de atos descuidados no manuseio, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos. Dos resultados adquiridos, detectou-se a necessidade de implantação de ações sócio-educativas para suprir a carência de informações mais precisas e importantes para a utilização segura dos produtos químicos domésticos. Com esse intuito foram confeccionadas e distribuídas histórias em quadrinhos, usadas como elemento lúdico para facilitar a aceitação das novas informações, valorizando também a comunicação interativa. A combinação de informações sérias com elementos lúdicos proporcionou uma aceitação favorável à reeducação proposta, êxito comprovado também pelo interesse demonstrado pelos participantes em ler e retransmitir as informações recebidas nas histórias em quadrinhos com outros colegas e familiares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "PRODUTOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_23_14_40_idinscrito_32526_834b325e5a2b4bb90164d2e8a0e73880.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERÔNICA EVANGELISTA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA E. LIMA"
    "autor_email" => "veronica.el@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Quando se fala em produto químico, geralmente a população associa a produtos manuseados em laboratórios químicos científicos. No entanto há uma grande variedade de produtos químicos que são utilizados no dia-a-dia nas atividades domésticas tais como: sabões, alimentos, brinquedos, produtos de beleza e limpeza. O trabalho realizado teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do ensino médio quanto aos cuidados com a manipulação, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos para posterior desenvolvimento de atividades em educação ambiental. Para coleta dos dados, foram utilizados questionários, entrevistas e conversas informais com os estudantes. Os resultados observados evidenciaram que a maioria dos entrevistados possuem conhecimentos prévios e mostram-se interessados nas novas informações sobre o manuseio adequado desses produtos. Fatores sociais, econômicos e culturais, entretanto, contribuem para a persistência de atos descuidados no manuseio, armazenamento e descarte dos produtos químicos domésticos. Dos resultados adquiridos, detectou-se a necessidade de implantação de ações sócio-educativas para suprir a carência de informações mais precisas e importantes para a utilização segura dos produtos químicos domésticos. Com esse intuito foram confeccionadas e distribuídas histórias em quadrinhos, usadas como elemento lúdico para facilitar a aceitação das novas informações, valorizando também a comunicação interativa. A combinação de informações sérias com elementos lúdicos proporcionou uma aceitação favorável à reeducação proposta, êxito comprovado também pelo interesse demonstrado pelos participantes em ler e retransmitir as informações recebidas nas histórias em quadrinhos com outros colegas e familiares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.