EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CAIC – RAIMUNDO GOMES DE CARVALHO EM FORTALEZA/CE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7160 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 4840 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CAIC – RAIMUNDO GOMES DE CARVALHO EM FORTALEZA/CE" "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) faz-se essencial para a construção de valores para uma grande quantidade de pessoas que, por algum motivo, não se escolarizaram na idade certa, podendo realizar isso na EJA. Essa modalidade de ensino compreende jovens e adultos pertencentes a uma exclusão social, motivada por várias questões, como: econômicas, culturais, políticas etc. Diante disso, a Geografia tem um papel fundamental, pois ela propicia ao aluno uma análise critica do mundo. Para a concretização do trabalho, procuramos englobar elementos que viabilizassem o direcionamento da pesquisa visando seu objetivo, qual seja o de analisar o mundo escolar tendo como foco da pesquisa na EJA III e IV, através da observação crítica reflexiva, de um referencial teórico-metodológico e das visitas a campo, no caso a escola. O presente trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e é o resultado dos estudos, coletas de dados, análises e observações realizados na Escola CAIC – Raimundo Gomes de Carvalho, localizada na cidade de Fortaleza/CE no bairro Autran Nunes. Este tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de como a geografia está sendo trabalhada em sala de aula nas turmas de EJA III e IV na referida escola, além de entender os motivos os quais levam esses alunos a procurar o ensino da EJA. Os alunos entrevistados possuem idade entre 15 a 60 anos, e os principais motivos pelos quais esses alunos procuraram a EJA foram: “Para conseguir um emprego melhor”, “Para concluir o ensino fundamental” e “Vontade de vencer na vida e dar um futuro melhor aos filhos”. Conclui-se que a já mencionada modalidade de ensino não almeja a escolarização apenas do saber pelo saber e sim, busca uma construção de conhecimento, atrelado em suas práticas e ações cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;, GEOGRAFIA;, ESCOLARIZAÇÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_30_04_idinscrito_4840_786898009ccc06af99eb2a13621756bf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALLO FERNANDES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ITALLO" "autor_email" => "itallofc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7160 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 981 "inscrito_id" => 4840 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CAIC – RAIMUNDO GOMES DE CARVALHO EM FORTALEZA/CE" "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) faz-se essencial para a construção de valores para uma grande quantidade de pessoas que, por algum motivo, não se escolarizaram na idade certa, podendo realizar isso na EJA. Essa modalidade de ensino compreende jovens e adultos pertencentes a uma exclusão social, motivada por várias questões, como: econômicas, culturais, políticas etc. Diante disso, a Geografia tem um papel fundamental, pois ela propicia ao aluno uma análise critica do mundo. Para a concretização do trabalho, procuramos englobar elementos que viabilizassem o direcionamento da pesquisa visando seu objetivo, qual seja o de analisar o mundo escolar tendo como foco da pesquisa na EJA III e IV, através da observação crítica reflexiva, de um referencial teórico-metodológico e das visitas a campo, no caso a escola. O presente trabalho fundamenta-se na abordagem qualitativa e quantitativa e é o resultado dos estudos, coletas de dados, análises e observações realizados na Escola CAIC – Raimundo Gomes de Carvalho, localizada na cidade de Fortaleza/CE no bairro Autran Nunes. Este tem como objetivo fazer uma análise e uma reflexão de como a geografia está sendo trabalhada em sala de aula nas turmas de EJA III e IV na referida escola, além de entender os motivos os quais levam esses alunos a procurar o ensino da EJA. Os alunos entrevistados possuem idade entre 15 a 60 anos, e os principais motivos pelos quais esses alunos procuraram a EJA foram: “Para conseguir um emprego melhor”, “Para concluir o ensino fundamental” e “Vontade de vencer na vida e dar um futuro melhor aos filhos”. Conclui-se que a já mencionada modalidade de ensino não almeja a escolarização apenas do saber pelo saber e sim, busca uma construção de conhecimento, atrelado em suas práticas e ações cotidianas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;, GEOGRAFIA;, ESCOLARIZAÇÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_30_04_idinscrito_4840_786898009ccc06af99eb2a13621756bf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALLO FERNANDES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ITALLO" "autor_email" => "itallofc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }