PLANEJAMENTO E DIDÁTICA: DIALOGANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Para tanto, foi realizado uma revisão de literatura sobre a temática em livros e artigos científicos disponíveis em repositórios virtuais. Os resultados parciais da investigação teórica no âmbito do planejamento e da didática no Ensino Fundamental permitem-nos afirmar que as três dimensões analisadas são indispensáveis para uma prática pedagógica eficiente, uma vez que apresentam ações reflexivas da própria práxis. Como pressupostos para o planejamento escolar e formulação das metodologias que serão desenvolvidas junto aos educandos, é importante considerar as necessidades e os contextos dos educandos, bem como, suas experiências para que a intervenção educativa colabore diretamente com a transformação da realidade, objetivando também, o desenvolvimento integral dos sujeitos. 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Portanto, o planejamento e didática se constituem como um elementos intencionais e complementares onde o educador sistematiza, elabora planos, estabelece metas e avalia os processos de forma efetiva, contribuindo assim, para a qualidade do ensino, consequentemente, para o desenvolvimento integral de seus educandos." 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