A MATEMÁTICA NA COPA DO MUNDO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6812 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 697 "inscrito_id" => 4184 "titulo" => "A MATEMÁTICA NA COPA DO MUNDO" "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência vivida por alunos da Universidade Estadual Da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e atuantes na Escola Pública Estadual de ensino Fundamental e Médio Solón de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Experiência essa que se consistiu em uma oficina intitulada como a Geometria da Copa do Mundo, que foi desenvolvida e aplicada com doze alunos, dos anos finais do ensino fundamental, com o intuito de verificar o nível de compreensão em geometria que tais alunos possuíam e também quais as principais dificuldades que estes tinham na hora de interpretar problemas matemáticos, além de oferecer uma experiência aos educandos de ver uma Matemática aplicada. Para isto baseamo-nos em teóricos como Lorenzato (1995) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasília: MEC/SEF, 1997. v.1). O resultado nos mostrou que a princípio o déficit geométrico dos alunos era imenso, desde a hora de interpretar o que se pedia em algum problema ou até mesmo qual o procedimento de resolução que deveria ser utilizado no mesmo. Porém ao fim da atividade conseguimos relembrar alguns conteúdos, revisar conceitos e apresentar boa parte do conteúdo de geometria que deveria ter sido visto por eles e que seriam necessários para que os mesmos entendessem e participassem ativamente de nossa oficina. Procuramos também ter um cuidado especial com a abordagem e a maneira de conduzir os trabalhos, buscando sempre conquistar a atenção e despertar o gosto pelo estudo da Matemática por parte dos alunos participantes" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA APLICADA, ENSINO DE GEOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_16_52_13_idinscrito_4184_57a558e0662e00777a7933a1d1c90c59.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESKLEMYR LACERDA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "WESKLEMYR" "autor_email" => "wesklemyr@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6812 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 697 "inscrito_id" => 4184 "titulo" => "A MATEMÁTICA NA COPA DO MUNDO" "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência vivida por alunos da Universidade Estadual Da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e atuantes na Escola Pública Estadual de ensino Fundamental e Médio Solón de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Experiência essa que se consistiu em uma oficina intitulada como a Geometria da Copa do Mundo, que foi desenvolvida e aplicada com doze alunos, dos anos finais do ensino fundamental, com o intuito de verificar o nível de compreensão em geometria que tais alunos possuíam e também quais as principais dificuldades que estes tinham na hora de interpretar problemas matemáticos, além de oferecer uma experiência aos educandos de ver uma Matemática aplicada. Para isto baseamo-nos em teóricos como Lorenzato (1995) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasília: MEC/SEF, 1997. v.1). O resultado nos mostrou que a princípio o déficit geométrico dos alunos era imenso, desde a hora de interpretar o que se pedia em algum problema ou até mesmo qual o procedimento de resolução que deveria ser utilizado no mesmo. Porém ao fim da atividade conseguimos relembrar alguns conteúdos, revisar conceitos e apresentar boa parte do conteúdo de geometria que deveria ter sido visto por eles e que seriam necessários para que os mesmos entendessem e participassem ativamente de nossa oficina. Procuramos também ter um cuidado especial com a abordagem e a maneira de conduzir os trabalhos, buscando sempre conquistar a atenção e despertar o gosto pelo estudo da Matemática por parte dos alunos participantes" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA APLICADA, ENSINO DE GEOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_16_52_13_idinscrito_4184_57a558e0662e00777a7933a1d1c90c59.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESKLEMYR LACERDA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "WESKLEMYR" "autor_email" => "wesklemyr@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }