Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CIÊNCIA EM CENA: DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA ARTE

Palavra-chaves: CIÊNCIA, HISTÓRIA, ARTE Pôster (PO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6661
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 665
    "inscrito_id" => 32384
    "titulo" => "A CIÊNCIA EM CENA: DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA ARTE"
    "resumo" => "O conhecimento científico tem o mérito de ampliar a capacidade de compreensão dos alunos, facilitando a identificação e a resolução de situações-problema propostas pelo professor. Através do recurso à cultura, utilizar-se da experimentação e do teatro científico, enquanto espaços lúdicos e criativos, de forma a atrair, motivar e promover o encontro da população em geral, dos estudantes e professores de forma especial com a ciência e a tecnologia. É consenso que a experimentação desperta interesse entre os discentes, independente do nível de escolarização. Os experimentos demonstrativos de impacto visual ajudam a enfocar a atenção do estudante nos comportamentos e propriedades de substâncias e auxiliam, também, a aumentar o conhecimento e a consciência do aluno. Deve-se, então, procurar transformar a curiosidade dos alunos em espírito científico, a fim de despertá-los para o estudo de Ciências e Matemática, em uma didática centrada na associação dos ensinamentos teóricos das supracitadas áreas vinculada à experimentação, utilizando como ferramentas a história da ciência e a dramatização/interpretação teatral, criando um ambiente estimulante e incentivador, transformando conceitos abstratos em observação experimental. Neste contexto, é articula a tríade ensino, pesquisa e extensão, pois é apresentada uma perspectiva ternária na proposição, com igual importância e íntima unidade. A relação tríade é clara, pois ao utilizar os métodos pedagógicos propostos se impede os reducionismos observados na prática universitária. Dessa forma, é proposta desse trabalho a popularização das Ciências Naturais e da Matemática em escolas públicas de ensino fundamental e médio da região do Curimataú (PB), por divulgação do conhecimento científico, a contemplar a experimentação nessas áreas de conhecimento, utilizando métodos pedagógicos diferenciados, a contextualizar o aprendizado teórico em sala de aula e o cotidiano do aluno, com o intuito de instigar os discentes a um maior interesse à Ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, HISTÓRIA, ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_14_29_59_idinscrito_32384_b68164687f8bdc01f5021f98ef66261f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA PATRICIA FERNANDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA SANTOS"
    "autor_email" => "claudiaps.ces@ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PORTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6661
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 665
    "inscrito_id" => 32384
    "titulo" => "A CIÊNCIA EM CENA: DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA ARTE"
    "resumo" => "O conhecimento científico tem o mérito de ampliar a capacidade de compreensão dos alunos, facilitando a identificação e a resolução de situações-problema propostas pelo professor. Através do recurso à cultura, utilizar-se da experimentação e do teatro científico, enquanto espaços lúdicos e criativos, de forma a atrair, motivar e promover o encontro da população em geral, dos estudantes e professores de forma especial com a ciência e a tecnologia. É consenso que a experimentação desperta interesse entre os discentes, independente do nível de escolarização. Os experimentos demonstrativos de impacto visual ajudam a enfocar a atenção do estudante nos comportamentos e propriedades de substâncias e auxiliam, também, a aumentar o conhecimento e a consciência do aluno. Deve-se, então, procurar transformar a curiosidade dos alunos em espírito científico, a fim de despertá-los para o estudo de Ciências e Matemática, em uma didática centrada na associação dos ensinamentos teóricos das supracitadas áreas vinculada à experimentação, utilizando como ferramentas a história da ciência e a dramatização/interpretação teatral, criando um ambiente estimulante e incentivador, transformando conceitos abstratos em observação experimental. Neste contexto, é articula a tríade ensino, pesquisa e extensão, pois é apresentada uma perspectiva ternária na proposição, com igual importância e íntima unidade. A relação tríade é clara, pois ao utilizar os métodos pedagógicos propostos se impede os reducionismos observados na prática universitária. Dessa forma, é proposta desse trabalho a popularização das Ciências Naturais e da Matemática em escolas públicas de ensino fundamental e médio da região do Curimataú (PB), por divulgação do conhecimento científico, a contemplar a experimentação nessas áreas de conhecimento, utilizando métodos pedagógicos diferenciados, a contextualizar o aprendizado teórico em sala de aula e o cotidiano do aluno, com o intuito de instigar os discentes a um maior interesse à Ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, HISTÓRIA, ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_14_29_59_idinscrito_32384_b68164687f8bdc01f5021f98ef66261f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA PATRICIA FERNANDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA SANTOS"
    "autor_email" => "claudiaps.ces@ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PORTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O conhecimento científico tem o mérito de ampliar a capacidade de compreensão dos alunos, facilitando a identificação e a resolução de situações-problema propostas pelo professor. Através do recurso à cultura, utilizar-se da experimentação e do teatro científico, enquanto espaços lúdicos e criativos, de forma a atrair, motivar e promover o encontro da população em geral, dos estudantes e professores de forma especial com a ciência e a tecnologia. É consenso que a experimentação desperta interesse entre os discentes, independente do nível de escolarização. Os experimentos demonstrativos de impacto visual ajudam a enfocar a atenção do estudante nos comportamentos e propriedades de substâncias e auxiliam, também, a aumentar o conhecimento e a consciência do aluno. Deve-se, então, procurar transformar a curiosidade dos alunos em espírito científico, a fim de despertá-los para o estudo de Ciências e Matemática, em uma didática centrada na associação dos ensinamentos teóricos das supracitadas áreas vinculada à experimentação, utilizando como ferramentas a história da ciência e a dramatização/interpretação teatral, criando um ambiente estimulante e incentivador, transformando conceitos abstratos em observação experimental. Neste contexto, é articula a tríade ensino, pesquisa e extensão, pois é apresentada uma perspectiva ternária na proposição, com igual importância e íntima unidade. A relação tríade é clara, pois ao utilizar os métodos pedagógicos propostos se impede os reducionismos observados na prática universitária. Dessa forma, é proposta desse trabalho a popularização das Ciências Naturais e da Matemática em escolas públicas de ensino fundamental e médio da região do Curimataú (PB), por divulgação do conhecimento científico, a contemplar a experimentação nessas áreas de conhecimento, utilizando métodos pedagógicos diferenciados, a contextualizar o aprendizado teórico em sala de aula e o cotidiano do aluno, com o intuito de instigar os discentes a um maior interesse à Ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.