A PRESENTE PESQUISA BUSCA INTERPRETAR AS RELAÇÕES DE PODER ENVOLVIDAS NO PROCESSO EDUCATIVO QUE SE DESENROLA NA FUNDAÇÃO CASA (CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE). O PAPEL EXERCIDO PELO PROFESSOR EM UMA SOCIEDADE DISCIPLINAR, QUE CULMINA NO ESTABELECIMENTO DE AMBIENTES TAIS COMO AS INSTITUIÇÕES TOTAIS, FAZ COM QUE SEJA NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES, ATRAVÉS DE SUBJETIVIDADES OUTRAS, POSSAM AUXILIAR SEUS ALUNOS (E INTERNOS, NESSE CASO) A SUBVERTEREM UM SISTEMA CRIADO PARA ESTIGMATIZAR E MARCAR OS QUE POR ELE PASSAM. A ANÁLISE DOCUMENTAL DOS MATERIAIS QUE ENVOLVEM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA FUNDAÇÃO CASA E SEU CONFRONTO COM ENTREVISTAS FORNECIDAS POR PROFESSORES E EX-PROFESSORES SERVIRÃO DE BASE PARA A CONFIRMAÇÃO OU DECLÍNIO DA HIPÓTESE DE QUE O AMBIENTE DE UMA INSTITUIÇÃO TOTAL, MAIS DO QUE DOCILIZAR CORPOS, PRODUZ UMA DISCIPLINA IRREPRODUZÍVEL EM OUTROS AMBIENTES DA SOCIEDADE CAPITALISTA NA QUAL NOS ENCONTRAMOS.