O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA
TRABALHAR O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO, LEVANDO EM CONTA OS PRESSUPOSTOS DA BNCC. ESTE ESTUDO SE
JUSTIFICA POR APRESENTAR, AOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, A RELEVÂNCIA DO USO DE SEQUÊNCIA
DIDÁTICA PARA DESENVOLVER O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO
TRABALHO PROPOSTO, SEGUIU-SE ALGUMAS ETAPAS, DENTRE ELAS, A PARTE TEÓRICA, NA QUAL FOI FEITO UM
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, A FIM DE EXPANDIR O CONHECIMENTO ACERCA DO USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA, O
TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS E, MAIS DETIDAMENTE, O ARTIGO DE OPINIÃO. TRATA-SE MAIS ESPECIFICAMENTE
DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO COM ANÁLISE BASEADA EM TEÓRICOS QUE ABORDAM O
TEMA, TAIS COMO, BAKHTIN (2003); BOFF, KöCHE E MARINELLO (2009); CUNHA (2002), DOLZ, NOVERRAZ E
SCHNEUWLY (2004), ALÉM DE SE PAUTAR NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC.