ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PERFIL DO PROFESSOR E AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA ATENDER À EDUCAÇÃO INFANTIL. ALÉM DISSO, TEM COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: AVALIAR CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DO DOCENTE PARA INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS; ELENCAR ELEMENTOS TEÓRICOS QUE NORTEIAM A EXECUÇÃO DO TRABALHO NO AMBIENTE ESCOLAR; APRESENTAR ASPECTOS REFERENTES AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS FORAM UTILIZADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É O AMOR E A AFETIVIDADE E, SOBRE A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARA ELAS ESTÁ RELACIONADA AO ORIENTAR, CUIDAR E PREPARAR, EMBORA O ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR NÃO ATENDA SATISFATORIAMENTE ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS. SOBRE O QUE É NECESSÁRIO PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESSALTARAM O SABER ENSINAR, PACIÊNCIA E AMOR. CONTUDO, QUESTIONADAS SE A IDADE E O PREPARO FÍSICO INTERFEREM NO DESEMPENHO DO PROFESSOR, A MAIOR PARTE DELAS ACREDITA QUE SIM. E O QUE TAMBÉM INFLUENCIA É A LINGUAGEM AFETIVA, QUE PODE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS.