MUITOS FORAM OS DESAFIOS ADVENTOS DOS IMPACTOS CAUSADOS PELO NOVO CORONA VÍRUS. AS INSTITUIÇÕES TIVERAM QUE SE REINVENTAR E ENCARAR NOVAS AULAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS, POR MEIO DE APLICATIVOS OU DE OUTROS APARATOS DIGITAIS. O CENÁRIO TURBULENTO EXIGIA MAIS DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO ALIADA IMPORTANTÍSSIMA PARA DAR SEGUIMENTO AO ANO LETIVO. PARA TANTO, SABEMOS QUE UMA PARCELA DOS DOCENTES NÃO EMPREGAVA A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA ANTES DO ISOLAMENTO SOCIAL, NÃO ESTANDO FAMILIARIZADOS COM USO DA TECNOLOGIA COM OBJETIVOS PEDAGÓGICOS, POIS A MAIORIA NÃO TEVE FORMAÇÕES ADEQUADAS PARA O USO DESSA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DO PROCESSO DE ENSINO. DESSE MODO, O PRESENTE ARTIGO CENTRA-SE NA APRESENTAÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELO ENSINO REMOTO AO QUE SE REFERE A AUSÊNCIA DA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA, BEM COMO DAS INCERTEZAS DOCENTE EM RELAÇÃO A COMO USAR, COMO PLANEJAR FRENTE A ALGO QUE NÃO ESTAVAM HABITUADOS E MUITOS MENOS PREPARADOS.