ESTE TRABALHO SE DESENVOLVEU A PARTIR DE DISCUSSÕES REALIZADAS NAS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA COM O OBJETIVO DE MOTIVAR OS ALUNOS PARA A LEITURA DE LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PRETENDEU-SE, EM PRIMEIRO LUGAR, IDENTIFICAR AS HABILIDADES DE LEITURA, ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CORRELACIONÁ-LOS COM A OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA. EM SEGUIDA, APRESENTA-SE A PROPOSTA DE INSERÇÃO DA LITERATURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DAS LIRAS DE MARÍLIA DE DIRCEU QUE OFERECEM ELEMENTOS CAPAZES DE POSSIBILITAR UMA LEITURA CRÍTICA DE POEMAS ESCRITOS AINDA NO PERÍODO COLONIAL E, QUE CONTÉM CARACTERÍSTICAS ADVINDAS DE UM MOMENTO EM QUE SE VIVENCIAVAM NO BRASIL ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO PAÍS E DA LITERATURA BRASILEIRA COMO A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E O ARCADISMO. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO CONTA COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL NA CIDADE DE HUMAITÁ, ESTADO DO AMAZONAS E SE BASEIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018) E NOS ESTUDOS DE IRANDÉ ANTUNES (2003), ALFREDO BOSI (2006) E ANTÔNIO CÂNDIDO (2012).