PARA UMA ATUAÇÃO EFICAZ NO PROCESSO EDUCATIVO É INDISPENSÁVEL QUE O ESTEJA ATUALIZADO ÀS MUDANÇAS QUE OCORREM NA SOCIEDADE E PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO ESCOLAR, REPENSANDO E ADEQUANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DE CADA TURMA. DESTA MANEIRA, UMA PRÁTICA EDUCATIVA PLANEJADA E ESTRUTURADA AUXILIA NA UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DE FORMA ADEQUADA E SIGNIFICATIVA. PARA SE ALCANÇAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MUITAS ABORDAGENS E METODOLOGIAS DE ENSINO PODEM SER UTILIZADAS, A EXEMPLO DOS MAPAS CONCEITUAIS. OS MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO POSSIBILITAM QUE O ESTUDANTE FAÇA CONEXÃO DOS CONCEITOS APRENDIDOS, ESTRUTURANDO DESSA FORMA, O CONHECIMENTO ADQUIRIDO, FACILITANDO SEU ENTENDIMENTO. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER A REALIZAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL PRODUZIDO DURANTE AS AULAS DA DISCIPLINA DE MÉTODOS DE MELHORAMENTO VEGETAL EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA. A ATIVIDADE FOI REALIZADA COMO PRÉ-REQUISITO PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE MÉTODOS DE MELHORAMENTO VEGETAL OFERTADA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA. O MAPA CONCEITUAL FOI REALIZADO DE FORMA INDIVIDUAL COM O INTUITO DOS DISCENTES DEMONSTRAREM A PARTIR DA ESQUEMATIZAÇÃO TODOS OS CONHECIMENTOS OBTIDOS DURANTE O SEMESTRE. ESSA METODOLOGIA APLICADA POSSIBILITA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES, POIS ELES TIVERAM A OPORTUNIDADE DE FAZER A CONEXÃO ENTRE TODOS OS CONCEITOS APRENDIDOS EM AULA E SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE FORAM CONFIRMADOS OU DESMITIFICADOS APÓS A REALIZAÇÃO DAS AULAS. COM ISSO, CONCLUI-SE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR UTILIZAR DIFERENTES ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DURANTES AS AULAS, POSSIBILITANDO QUE OS DISCENTES EXPLOREM SUAS DIFERENTES HABILIDADES COGNITIVAS.