O PRESENTE TRABALHO PARTIU DA INQUIETAÇÃO SOBRE O CENÁRIO ATUAL QUE PERPASSA A EDUCAÇÃO DO CAMPO BRASILEIRO, JÁ QUE O DESMONTE VEM SE ACIRRANDO PERANTE AÇÕES DO GOVERNO BOLSONARO, MAS PROVÉM TAMBÉM DE ATOS DOS GOVERNOS ANTECESSORES COM ATUAÇÕES INCONVENIENTES PERANTE A EDUCAÇÃO. A DESARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO GANHA ACENTUAÇÃO NOS GOVERNOS DE MICHEL TEMER E BOLSONARO COM POLÍTICAS NEGLIGENCIADORAS. ENTÃO, SE FAZ NECESSÁRIO COMPREENDER OS ATAQUES DO GOVERNO ATUAL PERANTE A EDUCAÇÃO CAMPONESA, COM VISTA A IDENTIFICAR QUAIS DESMONTES FORAM REALIZADOS NESTA ÁREA, BEM COMO ANALISAR COMO TAIS ATITUDES AFETAM A SUA ATUAÇÃO. DESTE MODO, O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REALIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, CONFORME O CONJUNTO BIBLIOGRÁFICO E OS DADOS APRESENTADOS NO RESULTADO E DISCUSSÃO COMPROVAM O DESCASO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO NA EDUCAÇÃO RURAL ATRAVÉS DE DIVERSAS FORMAS E ABARCANDO DIFERENTES SUJEITOS. FAZEM PARTE DESTE CONJUNTO OS CAMPONESES, MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO, ESCOLAS, ASSENTAMENTOS RURAIS, PROFESSORES, UNIVERSIDADES E, PRINCIPALMENTE, OS ALUNOS DO CAMPO.