A PRESENTE PESQUISA POSSUI O OBJETIVO DE ANALISAR COMO OCORRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PODER DISCUTIR COMO SE ESTABELECE ESTE PROCESSO AVALIATIVO NA SALA DE AULA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, REALIZADA COM UMA PROFESSORA DE UMA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PASSIRA-PE, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO. PARA O PERCORRER DE TODO TRABALHO, TEVE-SE A CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES BASES: ESTEBAN (2014), LUCKESI (2016), VASCONCELOS (2015), ALÉM DE OUTROS ESTUDIOSO DO TEMA. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES DO PRESENTE ESTUDO NOS MOSTRAM QUE A PROFESSORA ENTREVISTADA POSSUI UMA NOÇÃO TEÓRICA ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, BUSCANDO SEMPRE TER UMA BOA ORGANIZAÇÃO E MÉTODO PEDAGÓGICO. AO TERMINO DA PESQUISA, NOTA-SE QUE MUITO AINDA PRECISA SER FEITO E PENSADO PARA QUE À AVALIAÇÃO SEJA UTILIZADA COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO, PORÉM ESTÁ SENDO DADA COMO REFLEXÃO, A INQUIETAÇÃO DE MUITOS DOCENTES COM RELAÇÃO AO ATO DE AVALIAR. A PARTIR DESSAS REFLEXÕES, COMEÇAM A EXISTIR TRANSFORMAÇÕES, SEJA NO SEU ATO DE AVALIAR, OU NA METODOLOGIA UTILIZADA. CONCLUI-SE ENTÃO, QUE A PESQUISA REVELOU QUE AS CONCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PROFESSORES ESTÃO EM (RE) CONSTRUÇÃO, PROGREDINDO PARA FORMULAÇÃO DE UMA POSTURA CRITICA, EMANCIPATÓRIA E FORMATIVA.