Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM AS TICS: O CONTEXTO DA PANDEMIA

Palavra-chaves: NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS, PRÁTICA DOCENTE, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67824
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1211
    "inscrito_id" => 6285
    "titulo" => "A RELAÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM AS TICS: O CONTEXTO DA PANDEMIA"
    "resumo" => "A PRÁTICA DOCENTE SEMPRE ENVOLVEU DIVERSAS DEMANDAS. EM MOMENTO DE PANDEMIA SE TORNA UM DESAFIO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE TRATA AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS). COM ISSO, ESTE TRABALHO BUSCOU INVESTIGAR QUAIS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ACERCA DAS TICS, BEM COMO OS NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM QUE ELES SE ENCONTRAVAM E QUAIS ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EMERGIRAM DE SUAS NOVAS PRÁTICAS EM ÉPOCA DE ENSINO REMOTO. PARA ISSO 09 DOCENTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO ACERCA DO ASSUNTO, OS DADOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E CONTOU COMO REFERENCIAL OS NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DO CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). OS DADOS MOSTRARAM QUE BOA PARTE DOS DOCENTES VEEM AS TECNOLOGIAS COMO UM INSTRUMENTO DE APOIO AO ENSINO, NO ENTANTO NO MOMENTO DE ENSINO EMERGENCIAL SE DEPARARAM COM NOVOS MÉTODOS E POSSIBILIDADES, ENQUANTO QUE SE VIRAM FRENTE AOS NOVOS PROBLEMAS, COMO A FALTA DE INTERATIVIDADE DOS ALUNOS, APOIO E VALORIZAÇÃO DAS AUTORIDADES E TRABALHO EXCESSIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS, PRÁTICA DOCENTE, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6285_31082020225525.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILLA ALVES COLOMBO"
    "autor_nome_curto" => "DALILLA"
    "autor_email" => "dalilla.colombo@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67824
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1211
    "inscrito_id" => 6285
    "titulo" => "A RELAÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM AS TICS: O CONTEXTO DA PANDEMIA"
    "resumo" => "A PRÁTICA DOCENTE SEMPRE ENVOLVEU DIVERSAS DEMANDAS. EM MOMENTO DE PANDEMIA SE TORNA UM DESAFIO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE TRATA AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS). COM ISSO, ESTE TRABALHO BUSCOU INVESTIGAR QUAIS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ACERCA DAS TICS, BEM COMO OS NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM QUE ELES SE ENCONTRAVAM E QUAIS ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EMERGIRAM DE SUAS NOVAS PRÁTICAS EM ÉPOCA DE ENSINO REMOTO. PARA ISSO 09 DOCENTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO ACERCA DO ASSUNTO, OS DADOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E CONTOU COMO REFERENCIAL OS NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DO CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). OS DADOS MOSTRARAM QUE BOA PARTE DOS DOCENTES VEEM AS TECNOLOGIAS COMO UM INSTRUMENTO DE APOIO AO ENSINO, NO ENTANTO NO MOMENTO DE ENSINO EMERGENCIAL SE DEPARARAM COM NOVOS MÉTODOS E POSSIBILIDADES, ENQUANTO QUE SE VIRAM FRENTE AOS NOVOS PROBLEMAS, COMO A FALTA DE INTERATIVIDADE DOS ALUNOS, APOIO E VALORIZAÇÃO DAS AUTORIDADES E TRABALHO EXCESSIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS, PRÁTICA DOCENTE, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6285_31082020225525.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALILLA ALVES COLOMBO"
    "autor_nome_curto" => "DALILLA"
    "autor_email" => "dalilla.colombo@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRÁTICA DOCENTE SEMPRE ENVOLVEU DIVERSAS DEMANDAS. EM MOMENTO DE PANDEMIA SE TORNA UM DESAFIO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE TRATA AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS). COM ISSO, ESTE TRABALHO BUSCOU INVESTIGAR QUAIS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ACERCA DAS TICS, BEM COMO OS NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM QUE ELES SE ENCONTRAVAM E QUAIS ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EMERGIRAM DE SUAS NOVAS PRÁTICAS EM ÉPOCA DE ENSINO REMOTO. PARA ISSO 09 DOCENTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO ACERCA DO ASSUNTO, OS DADOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E CONTOU COMO REFERENCIAL OS NÍVEIS DE APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DO CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). OS DADOS MOSTRARAM QUE BOA PARTE DOS DOCENTES VEEM AS TECNOLOGIAS COMO UM INSTRUMENTO DE APOIO AO ENSINO, NO ENTANTO NO MOMENTO DE ENSINO EMERGENCIAL SE DEPARARAM COM NOVOS MÉTODOS E POSSIBILIDADES, ENQUANTO QUE SE VIRAM FRENTE AOS NOVOS PROBLEMAS, COMO A FALTA DE INTERATIVIDADE DOS ALUNOS, APOIO E VALORIZAÇÃO DAS AUTORIDADES E TRABALHO EXCESSIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.