CARVALHO, Rodrigo Janoni. Jogo cooperativo – ensino e jogos de tabuleiros. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68779>. Acesso em: 22/11/2024 00:32
OS JOGOS SÃO CONSIDERADOS UM PASSATEMPO ESTIMULANTE E SAUDÁVEL DESDE A ANTIGUIDADE NÃO SENDO APENAS BASEADOS NA SORTE, MAS, PELO CONTRÁRIO, CONTAM COM ESTRATÉGIA PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS. TRATAM-SE DE FENÔMENOS CULTURAIS INERENTES AO DESENVOLVIMENTO E À HISTÓRIA HUMANA. BUSCANDO O EQUILÍBRIO DA FUNÇÃO LÚDICA (DIVERSÃO E PRAZER NO ENVOLVIMENTO COM A IMAGINAÇÃO) E A FUNÇÃO EDUCATIVA (COMPREENSÃO E LEITURA DE MUNDO), CONSIDERAMOS O USO DE JOGOS COMO PERSPECTIVA DE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA QUE PODE SER UTILIZADA COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS. NESSE TRABALHO, APRESENTAMOS REFLEXÕES ACERCA DOS JOGOS DE TABULEIRO, SUAS PECULIARIDADES E POTENCIALIDADES NO ÂMBITO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, A PARTIR DAS ANÁLISES REALIZADAS NO PROJETO DE PESQUISA "JOGOS DE TABULEIROS MODERNOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA" DESENVOLVIDO NA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) E NO PROJETO DE EXTENSÃO “JOGO COOPERATIVO” NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS) - CAMPUS POUSO ALEGRE.