ESTE TRABALHO DIZ RESPEITO AS REFERIDAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, TENDO-SE POR BASE OS TRABALHOS PUBLICADOS NA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA INSERIDOS NO LIVRO PIBID/UNIVATES 2014 – 2017: ARTICULANDO SABERES E PRÁTICAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. AFIM DE EVIDENCIAR AS METODOLOGIAS ATIVAS DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM, QUESTIONA-SE QUAIS SÃO AS INTERVENÇÕES REALIZADAS COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), CONSIDERANDO A DISCIPLINA BIOLOGIA NAS ESCOLAS? O DELINEAMENTO DA PESQUISA POSSUI CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, POR OPÇÃO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS. FORAM DESENVOLVIDAS METODOLOGIAS ATIVAS DENOMINADAS COMO LÚDICAS, ATRAVÉS DE JOGOS E GINCANAS, UTILIZANDO A PEDAGOGIA DE PROJETOS E OFICINAS, APRENDIZAGEM ATIVA, HÍBRIDA, APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO, APRENDIZAGEM FORMAL E NÃO FORMAL DE MANEIRA DIDÁTICA E DIALÉTICA, OBTENDO MARGEM PARA NOVAS APLICAÇÕES EM DIVERSOS CONTEXTOS, PARA UMA APRENDIZAGEM PERSONALIZADA, COMPARTILHADA E POR TUTORIA, CONTRIBUÍDO PRA FORMAÇÃO CRÍTICA E SIGNIFICATIVA, EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM. ENTENDE-SE QUE OS TRABALHOS RESSALTAM OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA INTERVERSÕES ESTRATÉGICAS COM METODOLOGIAS ATIVAS, DESENVOLVENDO AS HABILIDADES IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, RACIONO LOGICO, COGNITIVO, EMOCIONAL, ÉTICO, CRIATIVO FÍSICO, PARA QUE TAIS HABILIDADES FOSSEM ALCANÇADAS PELOS ALUNOS TAMBÉM SE FEZ NECESSÁRIO UMA BOA FORMAÇÃO DE SEUS MEDIADORES, DESSE MODO, SE PODE OBTER MUDANÇAS EFETIVAS NO CONTEXTO SOCIAL.