O ARTIGO VISA DE FORMA CLARA E OBJETIVA APRESENTAR AS REFLEXÕES EXPOSTAS NA SÉRIE TELEVISIVA MERLÍ, TENDO COMO FOCO PRINCIPAL EXPLICAR COMO OCORRE O ENSINO DE FILOSOFIA, DESTACANDO A SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO DISCENTE. DESCREVE, A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE FILOSOFIA, COMO OCORRE O PROCESSO DE ENSINO DA DISCIPLINA EM QUESTÃO E COMO A MESMA PODE PROMOVER A CAPACIDADE DO ALUNO DE SE QUESTIONAR CONSTANTEMENTE A RESPEITO DE TODAS AS COISAS. FOI UTILIZADA UMA METODOLOGIA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, EM QUE SE OPTOU PELA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE ALGUMAS DAS CENAS EM QUE O PROFESSOR- QUE DÁ NOME À SÉRIE- ESTÁ DEBATENDO E APRESENTANDO A SEUS ALUNOS CONCEITOS E TEORIAS IMPORTANTES DA FILOSOFIA. POR MEIO DESSA PERSPECTIVA, PODE-SE CONCLUIR QUE A FILOSOFIA É DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO DOS ALUNOS UMA VEZ QUE INDUZ A REFLEXÃO, FAZENDO COM QUE OS MESMOS NÃO ACEITEM DE FORMA PASSÍVEL O QUE LHE É APRESENTADO.