ATUALMENTE O PROFESSOR BUSCA DESENVOLVER O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE FORMA AUTÔNOMA, E COMPREENDENDO A RELEVÂNCIA DA AUTONOMIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, FÍSICO, SOCIAL E EMOCIONAL DOS MESMOS. ASSIM A PESQUISA SE APRESENTA DE FORMA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO. O PRESENTE ARTIGO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS, OBJETIVANDO, A RELEVÂNCIA DESSA AUTONOMIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. SALIENTANDO A IMPORTÂNCIA DE A FAMÍLIA NO DESENVOLVER DA CRIANÇA, BEM COMO O PAPEL DA ESCOLA PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS, E AUTONOMIA PARA A APRENDIZAGEM DOS MESMOS. EVIDENCIA-SE QUE A PARTIR DO MOMENTO QUE SÃO IDENTIFICAS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA DO PRÉ-ESCOLAR, É NESSE MOMENTO QUE A ESCOLA, A FAMÍLIA ADQUIREM PAPÉIS FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DESSES INDIVÍDUOS.