O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS AÇÕES AFIRMATIVAS E OS MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO SELETIVO INFLUENCIAM NO PÚBLICO QUE ACESSA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DA REDE FEDERAL. UTILIZAMOS COMO CAMPO DE ANÁLISE O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, EXAMINAMOS OS RESULTADOS DOS PROCESSOS SELETIVOS DOS CÂMPUS SERTÃOZINHO, CUBATÃO E SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2016 A 2020. A ESCOLHA DE ANÁLISE DO IFSP SE DEU PELAS MUDANÇAS RECENTES NO PROCESSO DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICO, QUE PASSOU DE PROVA TRADICIONAL (VESTIBULINHO) PARA A ANÁLISE CURRICULAR, SELECIONAMOS OS TRÊS CÂMPUS MAIS ANTIGOS, POR JÁ TEREM CONSOLIDADO UMA IDENTIDADE NA OFERTA DE CURSOS INTEGRADOS EM SUA COMUNIDADE. ADOTAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, BASEADO EM DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL. CONTAMOS COM O APORTE TEÓRICO DE KUENZER E DUBET E REALIZAMOS TAMBÉM UM BREVE HISTÓRICO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. COMO RESULTADO DE PESQUISA, PERCEBEMOS QUE PÚBLICO INGRESSANTE TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM AS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO, COM AÇÕES AFIRMATIVAS E COM A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE SELEÇÃO.