USO DO STOP MOTION COMO SENSIBILIZADORA NO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69684 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 774 "inscrito_id" => 4950 "titulo" => "USO DO STOP MOTION COMO SENSIBILIZADORA NO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => """ A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE, DE CERTA FORMA, NUMA PERSPECTIVA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, ESTAMOS VIVENDO EM UMA GERAÇÃO DE CONSUMO EXARCERBADO, ONDE CADA VEZ É MAIOR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS, QUASE SEMPRE POR SE TORNAR OBSOLETO, O QUE CONTRIBUI COM PREJUÍZOS À VIDA EM NOSSO PLANETA, INTERFERINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. A PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE FOI GERADA PELA NECESSIDADE DE OFERECER À POPULAÇÃO FUTURA AS MESMAS CONDIÇÕES E RECURSOS NATURAIS DE QUE DISPÕE A GERAÇÃO PRESENTE. (OLIVEIRA E SOUZA-LIMA. 2006, P 21). EM CONSONÂNCIA COM ESTE PENSAMENTO, A PROBLEMÁTICA LANÇADA PARA INVESTIGAÇÃO FOI ANALISAR COMO ESTÁ O MEIO AMBIENTE HOJE, COMO PROVAVELMENTE FICARÁ DÉCADAS À FRENTE E QUE ATITUDES SÃO CONVENIENTES NOS DIAS DE HOJE. A ALMA DESTA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR É A SENSIBILIZAÇÃO QUANTO ÀS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS, FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) DA ESCOLA, ABORDOU-SE A TEMÁTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA DURAÇÃO UTILIZANDO A TÉCNICA STOP MOTION (MOVIMENTO PARADO), PELA DISPOSIÇÃO SEQUENCIAL DE FOTOGRAFIAS DE UM OBJETO SIMULANDO O MOVIMENTO. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE FILMES AOS ALUNOS; 2 - SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, COM EXPOSIÇÃO DO VÍDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”, E PALESTRA INTERDISCIPLINAR; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS E DELEGAÇÃO DE TAREFAS, RESPEITANDO AS HABILIDADES DOS ALUNOS; 4 - AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA, ONDE FORAM EXIBIDOS OS FILMES PRODUZIDOS, ALÉM DOS MATERIAIS DE APOIO CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS. VERIFICOU-SE UMA NOTÓRIA MUDANÇA COMPORTAMENTAL NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, AUMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO, O QUE NOS PERMITE AFIRMAR QUE O PROJETO CONSTITUIU-SE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, DE INTEGRAÇÃO E MODIFICADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID4950_26082020152124.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES" "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69684 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 774 "inscrito_id" => 4950 "titulo" => "USO DO STOP MOTION COMO SENSIBILIZADORA NO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => """ A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE, DE CERTA FORMA, NUMA PERSPECTIVA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, ESTAMOS VIVENDO EM UMA GERAÇÃO DE CONSUMO EXARCERBADO, ONDE CADA VEZ É MAIOR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS, QUASE SEMPRE POR SE TORNAR OBSOLETO, O QUE CONTRIBUI COM PREJUÍZOS À VIDA EM NOSSO PLANETA, INTERFERINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. A PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE FOI GERADA PELA NECESSIDADE DE OFERECER À POPULAÇÃO FUTURA AS MESMAS CONDIÇÕES E RECURSOS NATURAIS DE QUE DISPÕE A GERAÇÃO PRESENTE. (OLIVEIRA E SOUZA-LIMA. 2006, P 21). EM CONSONÂNCIA COM ESTE PENSAMENTO, A PROBLEMÁTICA LANÇADA PARA INVESTIGAÇÃO FOI ANALISAR COMO ESTÁ O MEIO AMBIENTE HOJE, COMO PROVAVELMENTE FICARÁ DÉCADAS À FRENTE E QUE ATITUDES SÃO CONVENIENTES NOS DIAS DE HOJE. A ALMA DESTA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR É A SENSIBILIZAÇÃO QUANTO ÀS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS, FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) DA ESCOLA, ABORDOU-SE A TEMÁTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA DURAÇÃO UTILIZANDO A TÉCNICA STOP MOTION (MOVIMENTO PARADO), PELA DISPOSIÇÃO SEQUENCIAL DE FOTOGRAFIAS DE UM OBJETO SIMULANDO O MOVIMENTO. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE FILMES AOS ALUNOS; 2 - SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, COM EXPOSIÇÃO DO VÍDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”, E PALESTRA INTERDISCIPLINAR; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS E DELEGAÇÃO DE TAREFAS, RESPEITANDO AS HABILIDADES DOS ALUNOS; 4 - AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA, ONDE FORAM EXIBIDOS OS FILMES PRODUZIDOS, ALÉM DOS MATERIAIS DE APOIO CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS. VERIFICOU-SE UMA NOTÓRIA MUDANÇA COMPORTAMENTAL NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, AUMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO, O QUE NOS PERMITE AFIRMAR QUE O PROJETO CONSTITUIU-SE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, DE INTEGRAÇÃO E MODIFICADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID4950_26082020152124.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES" "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }