Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO STOP MOTION COMO SENSIBILIZADORA NO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69684
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 774
    "inscrito_id" => 4950
    "titulo" => "USO DO STOP MOTION COMO SENSIBILIZADORA NO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => """
      A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE, DE CERTA FORMA, NUMA PERSPECTIVA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, ESTAMOS VIVENDO EM UMA GERAÇÃO DE CONSUMO EXARCERBADO, ONDE CADA VEZ É MAIOR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS, QUASE SEMPRE POR SE TORNAR OBSOLETO, O QUE CONTRIBUI COM PREJUÍZOS À VIDA EM NOSSO PLANETA, INTERFERINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. A PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE FOI GERADA PELA NECESSIDADE DE OFERECER À POPULAÇÃO FUTURA AS MESMAS CONDIÇÕES E RECURSOS NATURAIS DE QUE DISPÕE A GERAÇÃO PRESENTE. (OLIVEIRA E SOUZA-LIMA. 2006, P 21). EM CONSONÂNCIA COM ESTE PENSAMENTO, A PROBLEMÁTICA LANÇADA PARA INVESTIGAÇÃO FOI ANALISAR COMO ESTÁ O MEIO AMBIENTE HOJE, COMO PROVAVELMENTE FICARÁ DÉCADAS À FRENTE E QUE ATITUDES SÃO CONVENIENTES NOS DIAS DE HOJE. A ALMA DESTA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR É A SENSIBILIZAÇÃO QUANTO ÀS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS, FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP)  DA ESCOLA, ABORDOU-SE A TEMÁTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA DURAÇÃO UTILIZANDO A TÉCNICA STOP MOTION (MOVIMENTO PARADO), PELA DISPOSIÇÃO SEQUENCIAL DE FOTOGRAFIAS DE UM OBJETO SIMULANDO O MOVIMENTO. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE FILMES AOS ALUNOS; 2 - SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, COM EXPOSIÇÃO DO VÍDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”, E PALESTRA INTERDISCIPLINAR; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS E DELEGAÇÃO DE TAREFAS, RESPEITANDO AS HABILIDADES DOS ALUNOS; 4 - AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA, ONDE FORAM EXIBIDOS OS FILMES PRODUZIDOS, ALÉM DOS MATERIAIS DE APOIO CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS. VERIFICOU-SE UMA NOTÓRIA MUDANÇA COMPORTAMENTAL NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, AUMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO,  O QUE NOS PERMITE AFIRMAR QUE O PROJETO CONSTITUIU-SE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, DE INTEGRAÇÃO E MODIFICADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID4950_26082020152124.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES"
    "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69684
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 774
    "inscrito_id" => 4950
    "titulo" => "USO DO STOP MOTION COMO SENSIBILIZADORA NO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => """
      A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE, DE CERTA FORMA, NUMA PERSPECTIVA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, ESTAMOS VIVENDO EM UMA GERAÇÃO DE CONSUMO EXARCERBADO, ONDE CADA VEZ É MAIOR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS, QUASE SEMPRE POR SE TORNAR OBSOLETO, O QUE CONTRIBUI COM PREJUÍZOS À VIDA EM NOSSO PLANETA, INTERFERINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. A PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE FOI GERADA PELA NECESSIDADE DE OFERECER À POPULAÇÃO FUTURA AS MESMAS CONDIÇÕES E RECURSOS NATURAIS DE QUE DISPÕE A GERAÇÃO PRESENTE. (OLIVEIRA E SOUZA-LIMA. 2006, P 21). EM CONSONÂNCIA COM ESTE PENSAMENTO, A PROBLEMÁTICA LANÇADA PARA INVESTIGAÇÃO FOI ANALISAR COMO ESTÁ O MEIO AMBIENTE HOJE, COMO PROVAVELMENTE FICARÁ DÉCADAS À FRENTE E QUE ATITUDES SÃO CONVENIENTES NOS DIAS DE HOJE. A ALMA DESTA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR É A SENSIBILIZAÇÃO QUANTO ÀS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS, FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP)  DA ESCOLA, ABORDOU-SE A TEMÁTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA DURAÇÃO UTILIZANDO A TÉCNICA STOP MOTION (MOVIMENTO PARADO), PELA DISPOSIÇÃO SEQUENCIAL DE FOTOGRAFIAS DE UM OBJETO SIMULANDO O MOVIMENTO. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE FILMES AOS ALUNOS; 2 - SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, COM EXPOSIÇÃO DO VÍDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”, E PALESTRA INTERDISCIPLINAR; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS E DELEGAÇÃO DE TAREFAS, RESPEITANDO AS HABILIDADES DOS ALUNOS; 4 - AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA, ONDE FORAM EXIBIDOS OS FILMES PRODUZIDOS, ALÉM DOS MATERIAIS DE APOIO CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS. VERIFICOU-SE UMA NOTÓRIA MUDANÇA COMPORTAMENTAL NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, AUMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO,  O QUE NOS PERMITE AFIRMAR QUE O PROJETO CONSTITUIU-SE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, DE INTEGRAÇÃO E MODIFICADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO QUÍMICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, MEIO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID4950_26082020152124.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES"
    "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE, DE CERTA FORMA, NUMA PERSPECTIVA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, ESTAMOS VIVENDO EM UMA GERAÇÃO DE CONSUMO EXARCERBADO, ONDE CADA VEZ É MAIOR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS, QUASE SEMPRE POR SE TORNAR OBSOLETO, O QUE CONTRIBUI COM PREJUÍZOS À VIDA EM NOSSO PLANETA, INTERFERINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. A PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE FOI GERADA PELA NECESSIDADE DE OFERECER À POPULAÇÃO FUTURA AS MESMAS CONDIÇÕES E RECURSOS NATURAIS DE QUE DISPÕE A GERAÇÃO PRESENTE. (OLIVEIRA E SOUZA-LIMA. 2006, P 21). EM CONSONÂNCIA COM ESTE PENSAMENTO, A PROBLEMÁTICA LANÇADA PARA INVESTIGAÇÃO FOI ANALISAR COMO ESTÁ O MEIO AMBIENTE HOJE, COMO PROVAVELMENTE FICARÁ DÉCADAS À FRENTE E QUE ATITUDES SÃO CONVENIENTES NOS DIAS DE HOJE. A ALMA DESTA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR É A SENSIBILIZAÇÃO QUANTO ÀS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS, FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) DA ESCOLA, ABORDOU-SE A TEMÁTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA DURAÇÃO UTILIZANDO A TÉCNICA STOP MOTION (MOVIMENTO PARADO), PELA DISPOSIÇÃO SEQUENCIAL DE FOTOGRAFIAS DE UM OBJETO SIMULANDO O MOVIMENTO. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE FILMES AOS ALUNOS; 2 - SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, COM EXPOSIÇÃO DO VÍDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”, E PALESTRA INTERDISCIPLINAR; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS E DELEGAÇÃO DE TAREFAS, RESPEITANDO AS HABILIDADES DOS ALUNOS; 4 - AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA, ONDE FORAM EXIBIDOS OS FILMES PRODUZIDOS, ALÉM DOS MATERIAIS DE APOIO CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS. VERIFICOU-SE UMA NOTÓRIA MUDANÇA COMPORTAMENTAL NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, AUMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO, O QUE NOS PERMITE AFIRMAR QUE O PROJETO CONSTITUIU-SE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, DE INTEGRAÇÃO E MODIFICADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.