Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68878
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 4110
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL"
    "resumo" => "O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) ESTÁ VINCULADO A DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE NAQUELES LIGADOS À ÁREA DE EXATAS E ENGENHARIAS. O CÁLCULO SE CONSTITUI EM UM DOS TEMAS DE ESTUDO, NO ENSINO SUPERIOR, QUE POSSUI MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E EVASÃO POR PARTE DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA. DESSA FORMA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VÊM SENDO CADA VEZ MAIS DESAFIADAS PERANTE O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO BUSCAR UMA ALTERNATIVA QUE FAÇA AMENIZAR ESSES NÚMEROS. E UMA ALTERNATIVA QUE APARECE É A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, TAIS COMO: MAPA MENTAL E CONCEITUAL, TBL E ESTUDO DE CASO. CONTUDO, AS METODOLOGIAS ATIVAS NÃO SÃO ALGO MÁGICO, QUE IRÁ ACABAR COM TODOS OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO, MAS UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E ATRAENTE. O OBJETIVO DESSA PROPOSTA PEDAGÓGICA É PODER PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL, TORNANDO O DISCENTE PROTAGONISTA DO SEU CONHECIMENTO. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS APRESENTADOS COM ESSE RECURSO DIDÁTICO, PODE-SE AVALIAR ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS DOS EDUCANDOS QUE A ATIVIDADE PROPOSTA OBTEVE UMA BOA ACEITABILIDADE, POIS OS MESMOS PUDERAM ESTUDAR EM DIFERENTES AMBIENTES, TROCAR EXPERIÊNCIA, EXECUTAR TAREFAS COLABORATIVAS E REALIZAR ATIVIDADES QUE ENFATIZA TEORIA E PRÁTICA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA MAIS SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS, MAS CIENTE QUE NEM TODOS OS TÓPICOS SÃO ACESSÍVEIS PARA QUE VOCÊ DEMONSTRE PARA O ESTUDANTE UMA APLICABILIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID4110_25072020142924.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "musiau73@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68878
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 4110
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL"
    "resumo" => "O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) ESTÁ VINCULADO A DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE NAQUELES LIGADOS À ÁREA DE EXATAS E ENGENHARIAS. O CÁLCULO SE CONSTITUI EM UM DOS TEMAS DE ESTUDO, NO ENSINO SUPERIOR, QUE POSSUI MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E EVASÃO POR PARTE DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA. DESSA FORMA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VÊM SENDO CADA VEZ MAIS DESAFIADAS PERANTE O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO BUSCAR UMA ALTERNATIVA QUE FAÇA AMENIZAR ESSES NÚMEROS. E UMA ALTERNATIVA QUE APARECE É A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, TAIS COMO: MAPA MENTAL E CONCEITUAL, TBL E ESTUDO DE CASO. CONTUDO, AS METODOLOGIAS ATIVAS NÃO SÃO ALGO MÁGICO, QUE IRÁ ACABAR COM TODOS OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO, MAS UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E ATRAENTE. O OBJETIVO DESSA PROPOSTA PEDAGÓGICA É PODER PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL, TORNANDO O DISCENTE PROTAGONISTA DO SEU CONHECIMENTO. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS APRESENTADOS COM ESSE RECURSO DIDÁTICO, PODE-SE AVALIAR ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS DOS EDUCANDOS QUE A ATIVIDADE PROPOSTA OBTEVE UMA BOA ACEITABILIDADE, POIS OS MESMOS PUDERAM ESTUDAR EM DIFERENTES AMBIENTES, TROCAR EXPERIÊNCIA, EXECUTAR TAREFAS COLABORATIVAS E REALIZAR ATIVIDADES QUE ENFATIZA TEORIA E PRÁTICA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA MAIS SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS, MAS CIENTE QUE NEM TODOS OS TÓPICOS SÃO ACESSÍVEIS PARA QUE VOCÊ DEMONSTRE PARA O ESTUDANTE UMA APLICABILIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID4110_25072020142924.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO MALICKA MUSIAU"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "musiau73@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) ESTÁ VINCULADO A DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE NAQUELES LIGADOS À ÁREA DE EXATAS E ENGENHARIAS. O CÁLCULO SE CONSTITUI EM UM DOS TEMAS DE ESTUDO, NO ENSINO SUPERIOR, QUE POSSUI MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E EVASÃO POR PARTE DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA. DESSA FORMA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VÊM SENDO CADA VEZ MAIS DESAFIADAS PERANTE O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO BUSCAR UMA ALTERNATIVA QUE FAÇA AMENIZAR ESSES NÚMEROS. E UMA ALTERNATIVA QUE APARECE É A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, TAIS COMO: MAPA MENTAL E CONCEITUAL, TBL E ESTUDO DE CASO. CONTUDO, AS METODOLOGIAS ATIVAS NÃO SÃO ALGO MÁGICO, QUE IRÁ ACABAR COM TODOS OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO, MAS UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E ATRAENTE. O OBJETIVO DESSA PROPOSTA PEDAGÓGICA É PODER PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL, TORNANDO O DISCENTE PROTAGONISTA DO SEU CONHECIMENTO. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS APRESENTADOS COM ESSE RECURSO DIDÁTICO, PODE-SE AVALIAR ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS DOS EDUCANDOS QUE A ATIVIDADE PROPOSTA OBTEVE UMA BOA ACEITABILIDADE, POIS OS MESMOS PUDERAM ESTUDAR EM DIFERENTES AMBIENTES, TROCAR EXPERIÊNCIA, EXECUTAR TAREFAS COLABORATIVAS E REALIZAR ATIVIDADES QUE ENFATIZA TEORIA E PRÁTICA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA MAIS SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS, MAS CIENTE QUE NEM TODOS OS TÓPICOS SÃO ACESSÍVEIS PARA QUE VOCÊ DEMONSTRE PARA O ESTUDANTE UMA APLICABILIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.