ESTE TRABALHO É RESULTADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE AS DISCIPLINAS TEORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E EDUCAÇÃO BILÍNGUE E BICULTURAL DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC); E PRETENDE DISCUTIR DE QUE FORMA CURRÍCULO E CULTURA SURDA PODEM SE RELACIONAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS. TRATA-SE DE UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA COM ABORDAGEM QUALITATIVA QUE UTILIZOU OS DESCRITORES: EDUCAÇÃO DE SURDOS, CULTURA SURDA, EDUCAÇÃO BICULTURAL E EDUCAÇÃO BILÍNGUE. NA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES APLICOU-SE O MÉTODO DESCRITIVO. OS ACHADOS REVELAM QUE NENHUM DOS DOCUMENTOS, SOBRETUDO OS DISPOSITIVOS LEGAIS, TRATA DA EDUCAÇÃO BICULTURAL, QUE PROPÕE O RESPEITO À CULTURA E IDENTIDADE SURDAS NO AMBIENTE ESCOLAR. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DA COMUNIDADE SURDA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. TODAVIA, DESTACA-SE A NECESSIDADE DE QUE O ESTADO GARANTA, POR VIAS LEGAIS, O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO E A UM CURRÍCULO QUE CONTEMPLEM AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO POVO SURDO.