A MATEM?TICA ? CONSIDERADA POR MUITOS ESTUDANTES E PROFESSORES COMO SENDO UMA DISCIPLINA DIF?CIL DE APRENDER. ESSE MITO PERPETUA-SE NA EDUCA??O DEVIDO ?S PR?TICAS PEDAG?GICAS QUE POUCO ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS, DE MODO QUE SE CONSTRUAM CONCEITOS MATEM?TICOS E CONSEQUENTEMENTE UMA APRENDIZAGEM VERDADEIRA. DESTA FORMA, A PESQUISA APRESENTADA ? DE CAR?CTER EXPLORAT?RIO, BIBLIOGR?FICO E DE ANALISE QUALITATIVA, BUSCANDO REVISITAR E ANALISAR CONCEITOS MATEM?TICOS E TE?RICOS IMPORTANTES PARA DISCUSS?O DA EDUCA??O MATEM?TICA. BUSCAMOS BASES TE?RICAS EM CARVALHO E FRANCO (2002), FONSECA (2012), TOLEDO E TOLEDO (1997), CAMPOS (2014) E PAULOS (1998) CORROBORANDO COM A REVISITA??O DE CONCEITOS E REAFIRMANDO A NECESSIDADE E IMPORT?NCIA DA DISCUSS?O EM EDUCA??O MATEM?TICA.