O PRESENTE TRABALHO TRAZ O RELATO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO BORA AJUDAR, DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, EM UMA ESCOLA ESTADUAL PÚBLICA DE REGIÃO PERIFÉRICA DO ESPÍRITO SANTO. O PROJETO TRABALHOU QUESTÕES AMBIENTAIS ALIADAS À QUESTÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE EM QUE ESTAVA INSERIDO, TENDO COMO CARACTERÍSTICA, A PARTICIPAÇÃO CONJUNTA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POR PROFESSORES E ALUNOS. UMA DAS AÇÕES PRINCIPAIS DO PROJETO ENVOLVEU A COLETA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS E POSTERIOR VENDA DOS MESMOS PARA ARRECADAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS, OS QUAIS FORAM REVERTIDOS EM AÇÕES PARA A PRÓPRIA COMUNIDADE, POR MEIO DA ENTREGA DE CESTAS DE MATERIAIS DE HIGIENE PARA PREVENÇÃO À COVID-19. O PRESENTE PROJETO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO AMBIENTAL ENVOLVENDO RECICLAGEM, ABORDANDO QUESTÕES SOCIAIS E TAMBÉM INCORPORANDO MEDIDAS ESPECÍFICAS VOLTADAS AO ATUAL CENÁRIO DE PANDEMIA. AQUI APRESENTAMOS COMO FOI DESENHADO O PROJETO E SUAS PRINCIPAIS AÇÕES, ENTENDENDO QUE DIFERENTES CONTEXTOS PODEM PERMITIR O TRABALHO DE AÇÕES SEMELHANTES ADAPTADAS À REALIDADE LOCAL. POR FIM, EVIDENCIAMOS COMO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PODEM SER REPRODUZIDAS EM OUTROS ESPAÇOS E COMO, DE FATO, ISSO JÁ ESTÁ SENDO FEITO, LEVANDO AÇÕES E IDEIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA E DA COMUNIDADE DO BAIRRO.