Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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AS CONCEPÇÕES DE ORALIDADE DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTOS DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO

Palavra-chaves: ENSINO, ORALIDADE, GÊNERO, , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR A IMPORT?NCIA DO ENSINO DA ORALIDADE NA ESCOLA, COM REFLEX?ES DIRECIONADAS A ABORDAR COMO ACONTECE ESSE ENSINO NA REDE P?BLICA E PRIVADA. O SEGUINTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DE CAMPO E DE CAR?TER QUALITATIVO, REALIZADA EM DUAS ESCOLAS, UMA DA REDE P?BLICA E OUTRA DA REDE PRIVADA, AMBAS SITUADAS NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, O QUESTION?RIO FOI RESPONDIDO POR PROFESSORAS QUE LECIONAM RESPECTIVAMENTE NO 6? E 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO APOIO REFLEXIVO, UTILIZAMOS AUTORES COMO MILANEZ (1993), BENTES (2010), MARCUSCHI, (2005), DIAS (2011) E OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (1998). TENDO EM VISTA A RELEV?NCIA DE SE TRABALHAR OS G?NEROS ORAIS NO AMBIENTE ESCOLAR COM O INTUITO DE AJUDAR O ALUNO A DESENVOLVER A ORALIDADE NOS ASPECTOS FORMAIS PARA QUALQUER TIPO DE SITUA??O, ESSE ESTUDO CONTRIBUIR? DE FORMA SIGNIFICATIVA, LEVANDO OS PROFESSORES A UMA REFLEX?O SOBRE O ENSINO DO ORAL E SUA IMPORT?NCIA NA SALA DE AULA.

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