Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FOLCLORE BRASILEIRO COMO MEDIAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL DENTRO DA ESCOLA

Palavra-chaves: FOLCLORE, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM, CULTURA, Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O INTERESSE PELO FOLCLORE EM NOSSO PAÍS SURGIU NA METADE DO SÉCULO XIX. NO BRASIL, O DIA DO FOLCLORE FOI OFICIALIZADO EM 22 DE AGOSTO DE 1965 POR MEIO DE UM DECRETO FEDERAL. ISSO OCORREU EM FUNÇÃO DA GRANDE RELEVÂNCIA DE ESTUDOS SOBRE A CULTURA POPULAR AQUI NO PAÍS. A DATA COMEMORATIVA DO FOLCLORE ACONTECEU COM INTUITO DE VALORIZAR AS HISTÓRIAS, USOS, COSTUMES, LENDAS, CRENÇAS, SUPERSTIÇÕES E PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO. O FOLCLORE BRASILEIRO É CONSIDERADO UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO, POR SER MUITO DIVERSIFICADO CONTANDO COM CULTURAS PORTUGUESAS, AFRICANAS, INDÍGENAS E OUTRAS. NESTE SENTINDO, OS ALUNOS ENTRARAM EM CONTATO COM DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR, RECONHECENDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE NA HISTÓRIA DE UMA PAÍS, VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE E POSSIBILITANDO O ACESSO A DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS E COSTUMES DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER O CARÁTER CULTURAL, A HISTÓRIA, OS HÁBITOS ALIMENTARES, USOS E COSTUMES DESSE POVO OU REGIÃO, POIS TRAZEM CONSIGO SUA HERANÇA CULTURAL, SUAS TRADIÇÕES E DIFERENÇAS. MEDIANTE AO EXPOSTO, FOI OPORTUNIZADO AOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS – MT, SITUAÇÕES QUE OS INCENTIVARAM A DESENVOLVER ATIVIDADES RELACIONADAS AO NOSSO FOLCLORE COMO: LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ADVINHAS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, PROVÉRBIOS, DITOS POPULARES, ARTESANATO, COMIDAS, REMÉDIOS CASEIROS, CRENDICES, SUPERSTIÇÕES E OUTROS. SABENDO QUE O FOLCLORE É UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE IDENTIFICAÇÃO DE UM POVO E DE SUA NACIONALIDADE, TORNA-SE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA O SEU TRABALHO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS UNIDADES ESCOLARES.

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