A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃO SUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67560 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 539 "titulo" => "A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃO SUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS" "resumo" => """ O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR COMO FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO\r\n À LOGÍSTICA NAVAL (ILN), QUE PASSOU A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA ESCOLA NAVAL (EN), A PARTIR DE\r\n 2016. O ESTUDO É TEÓRICO-DESCRITIVO, DE CUNHO QUALITATIVO, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E\r\n DOCUMENTAL. A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA É APRESENTADA: EM QUE MEDIDA A ADOÇÃO DA DISCIPLINA\r\n DE ILN CONTRIBUIRÁ PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA MARINHA ORIUNDOS DA EN DE ACORDO\r\n COM O PERFIL DESEJADO? AO ASSUMIRMOS A TAREFA DE CONSTRUIR UMA DISCIPLINA DO ZERO, E PARA UMA\r\n INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MILITAR, CUJO FOCO DEVERIA SER A MARINHA, OU SEJA, O OBJETIVO CENTRAL\r\n DEVERIA SER A LOGÍSTICA NAVAL, ALGUNS PONTOS MERECEM DESTAQUE: (I) O POUCO TEMPO DE SALA DE AULA\r\n DISPONIBILIZADO PARA A NOVA DISCIPLINA (APENAS 33 HORAS-AULA); (II) OBRIGATORIEDADE DAS AVALIAÇÕES\r\n COM GRAUS SOMATIVOS AO FINAL DA CARGA DE CONTEÚDOS; (III) A FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL\r\n DO AUTOR E A SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; (IV) O USO DE CASOS LOGÍSTICOS REAIS E APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA; (V) O DISCENTE NO CENTRO DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. A CONCLUSÃO NÃO É FÁCIL,\r\n QUANDO PRETENDEMOS INCLUIR UMA DISCIPLINA EM UMA MATRIZ ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E MILITAR,\r\n CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL E TECNICISTA, DE APRENDIZAGEM MECÂNICA E COM FOCO NO\r\n DOCENTE. OS CAMINHOS INICIAIS, CONTUDO, FORAM ABERTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM QUE OS DISCENTES SE\r\n TORNASSEM SUJEITOS ATIVOS DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM E SINTONIZADOS TAMBÉM COM O TEMPO EM QUE\r\n ESTAMOS VIVENDO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CURRíCULO, DISCIPLINA ESCOLAR, ENSINO SUPERIOR MILITAR, INTRODUçãO à LOGíSTICA NAVAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID539_21022020115107.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERCULES GUIMARÃES HONORATO" "autor_nome_curto" => "HERCULES" "autor_email" => "hghhhma@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67560 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 539 "titulo" => "A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃO SUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS" "resumo" => """ O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR COMO FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO\r\n À LOGÍSTICA NAVAL (ILN), QUE PASSOU A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA ESCOLA NAVAL (EN), A PARTIR DE\r\n 2016. O ESTUDO É TEÓRICO-DESCRITIVO, DE CUNHO QUALITATIVO, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E\r\n DOCUMENTAL. A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA É APRESENTADA: EM QUE MEDIDA A ADOÇÃO DA DISCIPLINA\r\n DE ILN CONTRIBUIRÁ PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA MARINHA ORIUNDOS DA EN DE ACORDO\r\n COM O PERFIL DESEJADO? AO ASSUMIRMOS A TAREFA DE CONSTRUIR UMA DISCIPLINA DO ZERO, E PARA UMA\r\n INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MILITAR, CUJO FOCO DEVERIA SER A MARINHA, OU SEJA, O OBJETIVO CENTRAL\r\n DEVERIA SER A LOGÍSTICA NAVAL, ALGUNS PONTOS MERECEM DESTAQUE: (I) O POUCO TEMPO DE SALA DE AULA\r\n DISPONIBILIZADO PARA A NOVA DISCIPLINA (APENAS 33 HORAS-AULA); (II) OBRIGATORIEDADE DAS AVALIAÇÕES\r\n COM GRAUS SOMATIVOS AO FINAL DA CARGA DE CONTEÚDOS; (III) A FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL\r\n DO AUTOR E A SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; (IV) O USO DE CASOS LOGÍSTICOS REAIS E APRENDIZAGEM\r\n SIGNIFICATIVA; (V) O DISCENTE NO CENTRO DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. A CONCLUSÃO NÃO É FÁCIL,\r\n QUANDO PRETENDEMOS INCLUIR UMA DISCIPLINA EM UMA MATRIZ ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E MILITAR,\r\n CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL E TECNICISTA, DE APRENDIZAGEM MECÂNICA E COM FOCO NO\r\n DOCENTE. OS CAMINHOS INICIAIS, CONTUDO, FORAM ABERTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM QUE OS DISCENTES SE\r\n TORNASSEM SUJEITOS ATIVOS DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM E SINTONIZADOS TAMBÉM COM O TEMPO EM QUE\r\n ESTAMOS VIVENDO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "CURRíCULO, DISCIPLINA ESCOLAR, ENSINO SUPERIOR MILITAR, INTRODUçãO à LOGíSTICA NAVAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID539_21022020115107.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERCULES GUIMARÃES HONORATO" "autor_nome_curto" => "HERCULES" "autor_email" => "hghhhma@gmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }