Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃO SUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS

Palavra-chaves: CURRíCULO, DISCIPLINA ESCOLAR, ENSINO SUPERIOR MILITAR, INTRODUçãO à LOGíSTICA NAVAL, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67560
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃO SUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS"
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR COMO FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO\r\n
      À LOGÍSTICA NAVAL (ILN), QUE PASSOU A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA ESCOLA NAVAL (EN), A PARTIR DE\r\n
      2016. O ESTUDO É TEÓRICO-DESCRITIVO, DE CUNHO QUALITATIVO, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E\r\n
      DOCUMENTAL. A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA É APRESENTADA: EM QUE MEDIDA A ADOÇÃO DA DISCIPLINA\r\n
      DE ILN CONTRIBUIRÁ PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA MARINHA ORIUNDOS DA EN DE ACORDO\r\n
      COM O PERFIL DESEJADO? AO ASSUMIRMOS A TAREFA DE CONSTRUIR UMA DISCIPLINA DO ZERO, E PARA UMA\r\n
      INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MILITAR, CUJO FOCO DEVERIA SER A MARINHA, OU SEJA, O OBJETIVO CENTRAL\r\n
      DEVERIA SER A LOGÍSTICA NAVAL, ALGUNS PONTOS MERECEM DESTAQUE: (I) O POUCO TEMPO DE SALA DE AULA\r\n
      DISPONIBILIZADO PARA A NOVA DISCIPLINA (APENAS 33 HORAS-AULA); (II) OBRIGATORIEDADE DAS AVALIAÇÕES\r\n
      COM GRAUS SOMATIVOS AO FINAL DA CARGA DE CONTEÚDOS; (III) A FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL\r\n
      DO AUTOR E A SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; (IV) O USO DE CASOS LOGÍSTICOS REAIS E APRENDIZAGEM\r\n
      SIGNIFICATIVA; (V) O DISCENTE NO CENTRO DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. A CONCLUSÃO NÃO É FÁCIL,\r\n
      QUANDO PRETENDEMOS INCLUIR UMA DISCIPLINA EM UMA MATRIZ ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E MILITAR,\r\n
      CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL E TECNICISTA, DE APRENDIZAGEM MECÂNICA E COM FOCO NO\r\n
      DOCENTE. OS CAMINHOS INICIAIS, CONTUDO, FORAM ABERTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM QUE OS DISCENTES SE\r\n
      TORNASSEM SUJEITOS ATIVOS DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM E SINTONIZADOS TAMBÉM COM O TEMPO EM QUE\r\n
      ESTAMOS VIVENDO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRíCULO, DISCIPLINA ESCOLAR, ENSINO SUPERIOR MILITAR, INTRODUçãO à LOGíSTICA NAVAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID539_21022020115107.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERCULES GUIMARÃES HONORATO"
    "autor_nome_curto" => "HERCULES"
    "autor_email" => "hghhhma@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67560
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 539
    "titulo" => "A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL NA FORMAÇÃO SUPERIOR DA MARINHA: CAMINHOS INICIAIS"
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR COMO FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO\r\n
      À LOGÍSTICA NAVAL (ILN), QUE PASSOU A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA ESCOLA NAVAL (EN), A PARTIR DE\r\n
      2016. O ESTUDO É TEÓRICO-DESCRITIVO, DE CUNHO QUALITATIVO, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E\r\n
      DOCUMENTAL. A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA É APRESENTADA: EM QUE MEDIDA A ADOÇÃO DA DISCIPLINA\r\n
      DE ILN CONTRIBUIRÁ PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA MARINHA ORIUNDOS DA EN DE ACORDO\r\n
      COM O PERFIL DESEJADO? AO ASSUMIRMOS A TAREFA DE CONSTRUIR UMA DISCIPLINA DO ZERO, E PARA UMA\r\n
      INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MILITAR, CUJO FOCO DEVERIA SER A MARINHA, OU SEJA, O OBJETIVO CENTRAL\r\n
      DEVERIA SER A LOGÍSTICA NAVAL, ALGUNS PONTOS MERECEM DESTAQUE: (I) O POUCO TEMPO DE SALA DE AULA\r\n
      DISPONIBILIZADO PARA A NOVA DISCIPLINA (APENAS 33 HORAS-AULA); (II) OBRIGATORIEDADE DAS AVALIAÇÕES\r\n
      COM GRAUS SOMATIVOS AO FINAL DA CARGA DE CONTEÚDOS; (III) A FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL\r\n
      DO AUTOR E A SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; (IV) O USO DE CASOS LOGÍSTICOS REAIS E APRENDIZAGEM\r\n
      SIGNIFICATIVA; (V) O DISCENTE NO CENTRO DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. A CONCLUSÃO NÃO É FÁCIL,\r\n
      QUANDO PRETENDEMOS INCLUIR UMA DISCIPLINA EM UMA MATRIZ ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E MILITAR,\r\n
      CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL E TECNICISTA, DE APRENDIZAGEM MECÂNICA E COM FOCO NO\r\n
      DOCENTE. OS CAMINHOS INICIAIS, CONTUDO, FORAM ABERTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM QUE OS DISCENTES SE\r\n
      TORNASSEM SUJEITOS ATIVOS DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM E SINTONIZADOS TAMBÉM COM O TEMPO EM QUE\r\n
      ESTAMOS VIVENDO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRíCULO, DISCIPLINA ESCOLAR, ENSINO SUPERIOR MILITAR, INTRODUçãO à LOGíSTICA NAVAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID539_21022020115107.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERCULES GUIMARÃES HONORATO"
    "autor_nome_curto" => "HERCULES"
    "autor_email" => "hghhhma@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR COMO FOI O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA NAVAL (ILN), QUE PASSOU A FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA ESCOLA NAVAL (EN), A PARTIR DE 2016. O ESTUDO É TEÓRICO-DESCRITIVO, DE CUNHO QUALITATIVO, COM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA É APRESENTADA: EM QUE MEDIDA A ADOÇÃO DA DISCIPLINA DE ILN CONTRIBUIRÁ PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DOS OFICIAIS DA MARINHA ORIUNDOS DA EN DE ACORDO COM O PERFIL DESEJADO? AO ASSUMIRMOS A TAREFA DE CONSTRUIR UMA DISCIPLINA DO ZERO, E PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MILITAR, CUJO FOCO DEVERIA SER A MARINHA, OU SEJA, O OBJETIVO CENTRAL DEVERIA SER A LOGÍSTICA NAVAL, ALGUNS PONTOS MERECEM DESTAQUE: (I) O POUCO TEMPO DE SALA DE AULA DISPONIBILIZADO PARA A NOVA DISCIPLINA (APENAS 33 HORAS-AULA); (II) OBRIGATORIEDADE DAS AVALIAÇÕES COM GRAUS SOMATIVOS AO FINAL DA CARGA DE CONTEÚDOS; (III) A FORMAÇÃO EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL DO AUTOR E A SUA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL; (IV) O USO DE CASOS LOGÍSTICOS REAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; (V) O DISCENTE NO CENTRO DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. A CONCLUSÃO NÃO É FÁCIL, QUANDO PRETENDEMOS INCLUIR UMA DISCIPLINA EM UMA MATRIZ ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR E MILITAR, CARACTERIZADA POR UM ENSINO TRADICIONAL E TECNICISTA, DE APRENDIZAGEM MECÂNICA E COM FOCO NO DOCENTE. OS CAMINHOS INICIAIS, CONTUDO, FORAM ABERTOS PARA UMA FORMAÇÃO EM QUE OS DISCENTES SE TORNASSEM SUJEITOS ATIVOS DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM E SINTONIZADOS TAMBÉM COM O TEMPO EM QUE ESTAMOS VIVENDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.