EXPECTATIVA DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS APÓS A AQUISIÇÃO DO BRAILLE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72000 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 634 "inscrito_id" => 5525 "titulo" => "EXPECTATIVA DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS APÓS A AQUISIÇÃO DO BRAILLE" "resumo" => "A EXPERIÊNCIA DA CEGUEIRA TEM SIDO DESCRITA DAS MAIS DIVERSAS FORMAS. UMA DELAS, É A EXPECTATIVA DE SE VOLTAR A ENXERGAR, BASEADA EM REDUCIONISMOS ORGÂNICOS. OUTRA, É A EXPECTATIVA DE UMA BOA INTERVENÇÃO PRECOCE E REABILITAÇÃO, ALÉM DE UM DEBATE MARCADO PELA ESCOLARIZAÇÃO EM ESCOLAS COMUNS OU INSTITUIÇÕES. HÁ, TAMBÉM, O QUE GARANTE A LEGISLAÇÃO. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO LEVANTAR AS EXPECTATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS CEGAS E PESQUISAR A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO BRAILLE, CUJA PRESENÇA É CONSIDERADA CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA O CONVÍVIO COM O UNIVERSO DA LEITURA E DA ESCRITA. COM SUPORTE NAS TEORIAS DE VYGOTSKI E DE GOFFMAN, DISCUTIU-SE E INVESTIGOU-SE A IMPORTÂNCIA DE SE OLHAR PARA AS POSSIBILIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E OS PRECONCEITOS QUE AINDA PERMEIAM A VIDA DESSAS PESSOAS. PARA ALCANÇAR A FINALIDADE, A PESQUISA TEVE COMO RECURSO DE COLETA DE INFORMAÇÕES: ENTREVISTAS, RODAS DE CONVERSA, OBSERVAÇÕES E REGISTROS EM TEXTO E ÁUDIO. A ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO TEVE COMO RESULTADO O CONHECIMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS CEGAS E QUE PODEM OCUPAR O LUGAR DA PRÓPRIA CRIANÇA; O RESGATE DE EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO/TRAJETÓRIAS ESCOLARES (SUAS FACILIDADES E DIFICULDADES) E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE DEFICIÊNCIA, GÊNERO, RAÇA E CLASSE SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "BRAILLE , DEFICIÊNCIA VISUAL , EDUCAÇÃO , EXPECTATIVAS , INTERSECCIONALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5fb3e5d198a04_17112020120137.pdf" "created_at" => "2020-11-17 12:01:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "KARINA CAVALCANTI" "autor_email" => "k.cavalcanti@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72000 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 634 "inscrito_id" => 5525 "titulo" => "EXPECTATIVA DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS APÓS A AQUISIÇÃO DO BRAILLE" "resumo" => "A EXPERIÊNCIA DA CEGUEIRA TEM SIDO DESCRITA DAS MAIS DIVERSAS FORMAS. UMA DELAS, É A EXPECTATIVA DE SE VOLTAR A ENXERGAR, BASEADA EM REDUCIONISMOS ORGÂNICOS. OUTRA, É A EXPECTATIVA DE UMA BOA INTERVENÇÃO PRECOCE E REABILITAÇÃO, ALÉM DE UM DEBATE MARCADO PELA ESCOLARIZAÇÃO EM ESCOLAS COMUNS OU INSTITUIÇÕES. HÁ, TAMBÉM, O QUE GARANTE A LEGISLAÇÃO. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO LEVANTAR AS EXPECTATIVAS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS CEGAS E PESQUISAR A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO BRAILLE, CUJA PRESENÇA É CONSIDERADA CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA O CONVÍVIO COM O UNIVERSO DA LEITURA E DA ESCRITA. COM SUPORTE NAS TEORIAS DE VYGOTSKI E DE GOFFMAN, DISCUTIU-SE E INVESTIGOU-SE A IMPORTÂNCIA DE SE OLHAR PARA AS POSSIBILIDADES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E OS PRECONCEITOS QUE AINDA PERMEIAM A VIDA DESSAS PESSOAS. PARA ALCANÇAR A FINALIDADE, A PESQUISA TEVE COMO RECURSO DE COLETA DE INFORMAÇÕES: ENTREVISTAS, RODAS DE CONVERSA, OBSERVAÇÕES E REGISTROS EM TEXTO E ÁUDIO. A ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO TEVE COMO RESULTADO O CONHECIMENTO DAS EXPECTATIVAS DOS QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS CEGAS E QUE PODEM OCUPAR O LUGAR DA PRÓPRIA CRIANÇA; O RESGATE DE EXPERIÊNCIAS DE ESCOLARIZAÇÃO/TRAJETÓRIAS ESCOLARES (SUAS FACILIDADES E DIFICULDADES) E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE DEFICIÊNCIA, GÊNERO, RAÇA E CLASSE SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "BRAILLE , DEFICIÊNCIA VISUAL , EDUCAÇÃO , EXPECTATIVAS , INTERSECCIONALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5fb3e5d198a04_17112020120137.pdf" "created_at" => "2020-11-17 12:01:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "KARINA CAVALCANTI" "autor_email" => "k.cavalcanti@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }