RESUMO
A ANÁLISE SOBRE A APLICABILIDADE DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS, PERPASSA PELA IDEIA DE AUTONOMIA DO PROFESSOR SOBRE A PRÁTICA DE DOCÊNCIA PARA REPASSAR O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COM A SUA METODOLOGIA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É AGREGAR OS CONTEÚDOS TRABALHADOS NO ÂMBITO ACADÊMICO COM A PRÁTICA EXECUTADA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM RECURSOS NATURAIS E UM E-BOOK. O MATERIAL FOI DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP), CAMPUS-OIAPOQUE, PORTANTO COM ESTE ARTIGO PRETENDE-SE SEGUIR AS ETAPAS: 1) APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS, CLASSIFICAÇÃO GERAL E ASPECTOS DA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS; 2) REFLEXÃO ACERCA DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NAS ESCOLAS INDÍGENAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AUTORIA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO BILÍNGUE; 3) CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO; 4) ELABORAÇÃO DO E-BOOK.