O PRESENTE TRABALHO PARTE DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL. NOSSA HIPÓTESE DE TRABALHO SUGERE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA POUCO PRIVILEGIA O DEBATE FILOSÓFICO ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO FILOSÓFICA, REDUZINDO A TEMÁTICA AOS APARATOS PROGRAMÁTICOS, DIDÁTICO/METODOLÓGICOS OU PEDAGÓGICOS. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É APRESENTAR UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO DE FILOSOFIA QUE ASSOCIE OS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO A REFLEXÃO CRÍTICA FILOSÓFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DESCRITIVO, DE NATUREZA QUALITATIVA QUE UTILIZOU A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO FONTE DE DADOS. O PRESENTE ESTUDO CONCLUI QUE QUE A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA TRAZ CARACTERÍSTICAS PECULIARES A ESTE SABER E QUE ATRAVESSAM UMA ATITUDE FILOSÓFICA POR PARTE DO PROFESSOR.