O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A PRESENÇA DE PROPOSTAS DO ENSINO INVESTIGATIVO NO REFERENCIAL CURRICULAR DE ALAGOAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROPOSTAS CURRICULARES DE AMBOS OS DOCUMENTOS. A NECESSIDADE DESSA ANÁLISE SE FUNDAMENTA NA IMPORTÂNCIA QUE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO UMA ABORDAGEM DIDÁTICA TEM ASSUMIDO PARA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. VISTO QUE, APRESENTA POTENCIALIDADE PARA RESSIGNIFICAR O ENSINO DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS NOS MOSTRAM QUE AS PROPOSTAS DE ENSINO BASEADA NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO AINDA SÃO INCIPIENTES, O QUE REQUER UMA MELHOR COMPREENSÃO PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS RESPONSÁVEL POR SUA CONSTRUÇÃO. NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR TEMOS UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTUDO, NECESSITA DE UM MAIOR ESCLARECIMENTO SOBRE COMO OS PROFESSORES PODEM UTILIZAR.