ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ELENCAR OS DESAFIOS IMPOSTOS AO ENSINO TÉCNICO, AO LONGO DO PERÍODO CONSIDERADO (PERÍODO ESTE EM QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO SE CARACTERIZA COMO UM PERCURSO FORMATIVO OFICIAL A PARTIR DA LEI 4024/61), ALÉM DE DIMENSIONAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS PARA ADEQUAÇÃO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA À LEGISLAÇÃO VIGENTE. APRESENTA-SE ASSIM, UM OLHAR ACADÊMICO E PRÁTICO SOBRE O ENSINO TÉCNICO E SUA IMPORTÂNCIA COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE DO INDIVÍDUO QUE OPTA POR ESSE PERCURSO FORMATIVO, SEJA ELA PROFISSIONAL E CIDADÃ. ATRAVÉS DE UM BALANÇO HISTÓRICO E SOCIAL SOBRE A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO TÉCNICA NO BRASIL, MAIS ESPECIFICAMENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO, DETENTOR DA MAIOR REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS GRATUITAS NO PAÍS, ENTENDE-SE COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS CONFUNDEM-SE COM POLÍTICAS DE GOVERNO, MUDANDO SEGUNDO A VONTADE DO GRUPO DOMINANTE DA VEZ, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, EM ESPECIAL A TÉCNICA, OBJETO DESTE ESTUDO. EM RELAÇÃO AO REFERENCIAL TEÓRICO BUSCA-SE APOIO EM AUTORES CUNHA, KUENZER, FRIGOTTO, ENTRE OUTROS, A FUNDAMENTAR A NOMINADA “QUALIDADE DO ENSINO TÉCNICO”, POR MEIO DA ANÁLISE DAS CATEGORIAS: CURRÍCULO, PRÁTICA DOCENTE, QUALIDADE DE ENSINO E CIDADANIA. A METODOLOGIA TEVE COMO BASE A PESQUISA QUALITATIVA; OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS NORTEADAS POR UM ROTEIRO DE QUESTÕES PREVIAMENTE ESTABELECIDAS, COM OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DISCENTE. CONCLUI-SE QUE A RETOMADA DA QUALIDADE SERÁ OBSERVADA COM A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESTADO, FORTES E CONTÍNUAS, QUE ALIEM FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO COM OS ANSEIOS DO MERCADO DE TRABALHO.