ESTE TEXTO TEM COMO PROPÓSITO CENTRAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DO CONSELHO ESCOLAR COMO UM CONTRIBUTO PRIMORDIAL DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA. OS DADOS FORAM COLETADOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, COMO PARTE DE UMA PESQUISA QUE SE DESENVOLVEU NO ANO LETIVO DE 2013. ASSIM BUSCOU-SE COMPREENDER DE QUE FORMA ESTE COLEGIADO, INSTRUMENTO PARTICIPATIVO PODE CORROBORAR NO AMBIENTE ESCOLAR NA FORMA COMO A INSTITUIÇÃO É GERIDA. AMBICIONA AINDA, APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS NO TEMA, COM VISTAS, A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA NO COTIDIANO ESCOLAR. TOMOU-SE COMO OBJETO DE ESTUDO, AS SEQUÊNCIAS DISCURSIVAS PROFERIDAS E COLETADAS ATRAVÉS DE DEPOIMENTOS DE CONSELHEIROS QUE ATUAM EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, PAUTAMO-NOS NA ABORDAGEM QUALITATIVA-INTERPRETATIVA, BASEADA EM ESTUDO DE CASO. PARA TANTO, NOS SERVINDO DE AUTORES/AS COMO: LUCK (2009), PARO (2004), VASCONCELLOS (2006), VEIGA (2000) E WERLE (2003), ENTRE OUTROS. OPTAMOS POR ANALISAR AS FALAS POR ACREDITARMOS QUE O DISCURSO É O LUGAR PRIVILEGIADO EM QUE SE PODE OBSERVAR A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E IDEOLOGIA. ATRAVÉS DOS DISCURSOS DOS CONSELHEIROS PODEMOS CONSTATAR COMO TEM ACONTECIDO O PROCESSO PARTICIPATIVO DESTES ATORES NO CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA E SE REALMENTE A INSERÇÃO DESTES TEM CONTRIBUÍDO FAVORAVELMENTE NA DEMOCRATIZAÇÃO DAS AÇÕES.