ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL, O ENSINO E A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS, ATRAVÉS DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, PESQUISANDO DADOS DA AVALIAÇÃO DA PROVA BRASIL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CUMARU-PE, IDENTIFICANDO E ANALISANDO AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL APRESENTADA PELOS DOCENTES. A PESQUISA PERMEADA POR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE CAMPO QUALITATIVO COM RECORTE DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CUMARU-PE. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE OS DOCENTES POSSUEM CONCEPÇÕES CONTRA E A FAVOR DA AVALIAÇÃO EXTERNA E EM LARGA ESCALA. DESSE MODO, APRESENTOU QUE PARA MUITOS DOCENTES, A PROVA BRASIL ABRE A POSSIBILIDADE DE COMPREENDER COMO ANDA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR, E QUE EM GERAL, ESTÃO ABERTOS A DIALOGAR SOBRE A PROVA BRASIL, E O QUE FALTA É A FORMAÇÃO NO CAMPO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR. FICA CLARO QUE AS ESCOLAS PÚBLICAS EM TODO PAIS, PRINCIPALMENTE EM CUMARU-PE ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA, CARECE DE REFORMA E DE AÇÕES INOVADORAS. SENDO ASSIM, ESPERA-SE QUE OUTRAS PESQUISAS SEJAM DESENVOLVIDAS A FIM DE AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E EM LARGA ESCALA ASSIM COMO SOBRE OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL.