O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA REALIZAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SUPERAR ANTIGAS VISÕES FRAGMENTADORAS A RESPEITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO FORMAÇÃO INICIAL PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ABORDAREMOS, MAIS ADIANTE, A RELAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM A DOCÊNCIA, PARA QUE COMPREENDAMOS A SUA DIMENSÃO ENQUANTO DISCIPLINA FORMATIVA, BEM COMO A SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS, E DISCUTIREMOS ACERCA DA PRÁXIS E SUA INDISSOCIABILIDADE NA DOCÊNCIA. DESSE MODO, ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES COMPREENDENDO QUE ESSA DISCIPLINA TEM COMO ENFOQUE AJUDAR OS FUTUROS DOCENTES A ADENTRAREM O MUNDO PROFISSIONAL, LEVANDO-OS A CONHECEREM OS ASPECTOS INERENTES À PROFISSÃO DOCENTE. OBJETIVAMOS TAMBÉM, PROBLEMATIZAR SOBRE A SUPERAÇÃO DA VISÃO DICOTÔMICA ENTRE O ESTÁGIO E AS DISCIPLINAS TEÓRICAS. COMO METODOLOGIA, UTILIZAMOS AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. NOSSO ESTUDO SE EMBASA EM AUTORES COMO: LIBÂNEO (2012), PIMENTA E LIMA (2017), FREIRE (1996) TARDIF E LESSARD (2005), E NOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS LEGISLATIVOS COMO A RESOLUÇÃO MEC/CNE N. 2/2015. CONTUDO, SALIENTAMOS QUE NA PROFISSÃO DOCENTE, MUITOS SÃO OS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS, MAS FINALIZAMOS COM A CONVICÇÃO DE QUE É POSSÍVEL UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE QUALIDADE, DESDE QUE ISTO SEJA PRIORIDADE DO ESTADO, COMO RESSALTA A RESOLUÇÃO MEC/CNE N. 2/2015 ART. 3º §5., DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO.