O TRABALHO FOI REALIZADO NO ANO DE 2019 COM OS ALUNOS DO APOIO ESCOLAR DA E.M.E.F LEANDRO KLEIN, SÃO CAETANO DO SUL, SÃO PAULO. ATENDENDO OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, O PROJETO DO APOIO ESCOLAR É DESTINADO AOS ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR, SENDO REALIZADO NO CONTRA TURNO. AS PROPOSTAS INICIAIS BASEARAM-SE NO MÉTODO FÔNICO, TODAVIA, OBSERVOU-SE QUE TAL MÉTODO APLICADO ISOLADAMENTE, MOSTROU-SE DESESTIMULANTE E REDUCIONISTA A MEDIDA QUE AS AULAS ERAM MINISTRADAS. AO REALIZAR A SONDAGEM INVESTIGATIVA COM OS ALUNOS, PERCEBEU-SE QUE AS DIFICULDADES CITADAS PELO PROFESSOR NÃO PODERIAM SER ABORDADAS SEM ANTES PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO EDUCANDO, DESPERTANDO O ALUNO PROTAGONISTA DENTRO DE SI. PARTINDO DESSA PREMISSA, DEU-SE INÍCIO A PROPOSTA DIDÁTICA, BASEADA NA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA DO ENSINO. COM O TEMA GERADOR: “O QUE VEJO DA JANELA DA MINHA SALA?”.