A EDUCAÇÃO INFANTIL, COLABORA PARA A INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM O MEIO E COM OS SEUS PARES, ALÉM DE OPORTUNIZAR A RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS MUSICAIS, QUE MEDIAM AO PROFESSOR NA SUPERAÇÃO DAS FASES DE SEU DESENVOLVIMENTO. É NESSA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO QUE A CRIANÇA CONSTROI SUAS ESTRUTURAS MENTAIS, ASSIM OPORTUNIZANDO DESENVOLVER-SE NOS ASPECTOS PSICOSSOCIAL E COGNITIVOS. NESTE QUADRO A REFERIDA PESQUISA TEVE O COMO OBJETIVO DESCREVER E ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E COGNITIVO DA CRIANÇA NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTUDO VERIFICOU DE QUE FORMA A MÚSICA CONTRIBUI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; ANALISOU O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS NACIONAIS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E DE QUE FORMA O PROFESSOR PODER UTILIZAR A LINGUAGEM DA MÚSICA NO ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E COGNITIVO DA CRIANÇA. A METODOLOGIA SOBREPOSTA FOI DO TIPO DESCRITIVO, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL COM ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS MOSTRAM QUE A MÚSICA E O LÚDICO SE ARTICULAM, POSSIBILITANDO AO EDUCANDO OPORTUNIDADES DE DESENVOLVER E COMPLEMENTAR COM A PERCEPÇÃO AUDITIVA, A ORGANIZAÇÃO, A IMAGINAÇÃO, A COORDENAÇÃO MOTORA E A INTERAÇÃO. PORTANTO, EVIDENCIAMOS NA ANÁLISES, A RELEVÂNCIA DA MÚSICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS. NESSE VIÉS NOTAMOS QUE AS ATIVIDADES COM MÚSICA NECESSITAM DE INTENCIONALIDADE, ESSAS ATIVIDADES NÃO PODEM SER MAIS APLICADAS DE FORMA IMPROVIDAS, ELAS NECESSITAM SER PLANEJADAS E TER OBJETIVOS CLAROS, PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM.