CONSIDERANDO A ESCASSEZ DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECIALIZADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E ÁREAS AFINS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NESSE TRABALHO BUSCAMOS PRODUZIR UM LIVRO PARADIDÁTICO ADAPTADO PARA ENSINO DAS CÉLULAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM O FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O LIVRO FOI PRODUZIDO EM BRAILLE E TINTA, UTILIZANDO TODAS AS NORMAS RECOMENDADAS NA LITERATURA PARA ADAPTAÇÃO DE LIVROS, TANTO NA QUESTÃO DA ESCRITA BRAILLE QUANTO A TIPOGRAFIA PARA BAIXA VISÃO. AS IMAGENS QUE COMPÕEM O LIVRO FORAM IMPRESSAS EM ALTO RELEVO UTILIZANDO A MÁQUINA ZY-FUSE. A AVALIAÇÃO REALIZADA POR UMA PESSOA CEGA DEMONSTROU QUE HÁ NECESSIDADE DE ALTERAÇÕES NAS IMAGENS PORQUE A ESPESSURA DO RELEVO DIFICULTOU A PERCEPÇÃO TÁTIL. A TIPOGRAFIA PARA BAIXA VISÃO FOI TESTADA E APROVADA PELOS AVALIADORES. O LIVRO É UM DOS PRODUTOS DA TESE DE DOUTORADO DA AUTORA E AINDA ESTÁ EM FASE DE TESTE. O LIVRO SERÁ IMPRESSO E DIVULGADO PARA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO, APÓS OS TESTES E A VALIDAÇÃO FINAL. ESPERA-SE QUE O MATERIAL POSSA CONTRIBUIR NÃO APENAS PARA O ENSINO SOBRE A ESTRUTURA CELULAR, MAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO ENSINO REGULAR. APESAR DE SER UM MATERIAL VOLTADO PARA OS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, AS ADAPTAÇÕES NÃO EXCLUEM OS DEMAIS PÚBLICOS E PODE SER UM EXCELENTE RECURSO EDUCACIONAL FACILITADOR DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.