A EMO??O ? UM ASPECTO DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE ? INFLUENCIADA POR QUEST?ES EXTERNAS QUE LEVAM
O INDIV?DUO A UMA REA??O R?PIDA E INCONTROL?VEL EM FUN??O DA AUTONOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
(BRAGHIROLLI, 1990). ESSE RELATO DE EXPERI?NCIA TEM COMO OBJETIVO DE DISCUTIR SOBRE A INTERFER?NCIA
DAS EMO??ES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, A IMPORT?NCIA DESSE TRABALHO ? COLABORAR PARA
REFLEX?O DE SABERES NECESS?RIOS AO PROFESSOR DA EDUCA??O B?SICA DO ENSINO INFANTIL. ESTE ESTUDO FOI
REALIZADO NA EDUCA??O INFANTIL, NO N?VEL II, COM 12 CRIAN?AS E UMA PROFESSORA. UTILIZAMOS COMO
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVA??O E ENTREVISTA SOBRE O COTIDIANO DESSES PARTICIPANTES.
TOMAMOS COMO APORTE TE?RICO ANTUNES (2012) E GOLEMAN (1955), POR PRODUZIR CONHECIMENTO SOBRE A
TEM?TICA. NESSE ESTUDO, FORAM TOMADOS CUIDADOS ?TICOS, COMO ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO.
NO IN?CIO AS CRIAN?AS APRESENTAVAM AGRESSIVIDADE, DIFICULDADE DE ACEITA??O E IMPACI?NCIA. AO LONGO
DO PROCESSO FORAM REALIZADAS ATIVIDADES PELO PROFESSOR ERA FACILITADOR DE T?CNICAS DE DESENVOLVIMENTO
DA INTELIG?NCIA EMOCIONAL (GOLEMAN,1995) E DA ALFABETIZA??O (ANTUNES, 2012) POR MEIO DAS
QUAIS AS CRIAN?AS SE EXPRESSAVAM E RESOLVIAM CONFLITOS. NO FINAL DO PROCESSO J? SE OBSERVAVAM
COMPORTAMENTOS MAIS MADUROS, EVIDENCIADOS PELO RESPEITO ? OPINI?ES DOS COLEGAS, MAIS ACEITA??O E
PACI?NCIA. A PARTIR DAS OBSERVA??ES REALIZADAS, PODEMOS REFLETIR QUE ? ESSENCIAL FOMENTAR O
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AO DESENVOLV?-LA, P?DE-SE PERCEBER
UM AVAN?O SIGNIFICATIVO NO COMPORTAMENTO DAS CRIAN?AS, EM QUE ELAS COME?ARAM A ADMINISTRAR SEUS
PR?PRIOS ESTADOS EMOCIONAIS.