EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68422 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1962 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL" "resumo" => """ A EMO??O ? UM ASPECTO DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE ? INFLUENCIADA POR QUEST?ES EXTERNAS QUE LEVAM \r\n O INDIV?DUO A UMA REA??O R?PIDA E INCONTROL?VEL EM FUN??O DA AUTONOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL\r\n (BRAGHIROLLI, 1990). ESSE RELATO DE EXPERI?NCIA TEM COMO OBJETIVO DE DISCUTIR SOBRE A INTERFER?NCIA \r\n DAS EMO??ES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, A IMPORT?NCIA DESSE TRABALHO ? COLABORAR PARA \r\n REFLEX?O DE SABERES NECESS?RIOS AO PROFESSOR DA EDUCA??O B?SICA DO ENSINO INFANTIL. ESTE ESTUDO FOI \r\n REALIZADO NA EDUCA??O INFANTIL, NO N?VEL II, COM 12 CRIAN?AS E UMA PROFESSORA. UTILIZAMOS COMO \r\n INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVA??O E ENTREVISTA SOBRE O COTIDIANO DESSES PARTICIPANTES. \r\n TOMAMOS COMO APORTE TE?RICO ANTUNES (2012) E GOLEMAN (1955), POR PRODUZIR CONHECIMENTO SOBRE A \r\n TEM?TICA. NESSE ESTUDO, FORAM TOMADOS CUIDADOS ?TICOS, COMO ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO. \r\n NO IN?CIO AS CRIAN?AS APRESENTAVAM AGRESSIVIDADE, DIFICULDADE DE ACEITA??O E IMPACI?NCIA. AO LONGO \r\n DO PROCESSO FORAM REALIZADAS ATIVIDADES PELO PROFESSOR ERA FACILITADOR DE T?CNICAS DE DESENVOLVIMENTO \r\n DA INTELIG?NCIA EMOCIONAL (GOLEMAN,1995) E DA ALFABETIZA??O (ANTUNES, 2012) POR MEIO DAS \r\n QUAIS AS CRIAN?AS SE EXPRESSAVAM E RESOLVIAM CONFLITOS. NO FINAL DO PROCESSO J? SE OBSERVAVAM \r\n COMPORTAMENTOS MAIS MADUROS, EVIDENCIADOS PELO RESPEITO ? OPINI?ES DOS COLEGAS, MAIS ACEITA??O E \r\n PACI?NCIA. A PARTIR DAS OBSERVA??ES REALIZADAS, PODEMOS REFLETIR QUE ? ESSENCIAL FOMENTAR O \r\n DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AO DESENVOLV?-LA, P?DE-SE PERCEBER \r\n UM AVAN?O SIGNIFICATIVO NO COMPORTAMENTO DAS CRIAN?AS, EM QUE ELAS COME?ARAM A ADMINISTRAR SEUS \r\n PR?PRIOS ESTADOS EMOCIONAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EMOÇÕES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID405_22092020072203.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDILAILE DE MELO LIRA" "autor_nome_curto" => "LIDILAILE" "autor_email" => "laineml96@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68422 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1962 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL" "resumo" => """ A EMO??O ? UM ASPECTO DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE ? INFLUENCIADA POR QUEST?ES EXTERNAS QUE LEVAM \r\n O INDIV?DUO A UMA REA??O R?PIDA E INCONTROL?VEL EM FUN??O DA AUTONOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL\r\n (BRAGHIROLLI, 1990). ESSE RELATO DE EXPERI?NCIA TEM COMO OBJETIVO DE DISCUTIR SOBRE A INTERFER?NCIA \r\n DAS EMO??ES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, A IMPORT?NCIA DESSE TRABALHO ? COLABORAR PARA \r\n REFLEX?O DE SABERES NECESS?RIOS AO PROFESSOR DA EDUCA??O B?SICA DO ENSINO INFANTIL. ESTE ESTUDO FOI \r\n REALIZADO NA EDUCA??O INFANTIL, NO N?VEL II, COM 12 CRIAN?AS E UMA PROFESSORA. UTILIZAMOS COMO \r\n INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVA??O E ENTREVISTA SOBRE O COTIDIANO DESSES PARTICIPANTES. \r\n TOMAMOS COMO APORTE TE?RICO ANTUNES (2012) E GOLEMAN (1955), POR PRODUZIR CONHECIMENTO SOBRE A \r\n TEM?TICA. NESSE ESTUDO, FORAM TOMADOS CUIDADOS ?TICOS, COMO ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO. \r\n NO IN?CIO AS CRIAN?AS APRESENTAVAM AGRESSIVIDADE, DIFICULDADE DE ACEITA??O E IMPACI?NCIA. AO LONGO \r\n DO PROCESSO FORAM REALIZADAS ATIVIDADES PELO PROFESSOR ERA FACILITADOR DE T?CNICAS DE DESENVOLVIMENTO \r\n DA INTELIG?NCIA EMOCIONAL (GOLEMAN,1995) E DA ALFABETIZA??O (ANTUNES, 2012) POR MEIO DAS \r\n QUAIS AS CRIAN?AS SE EXPRESSAVAM E RESOLVIAM CONFLITOS. NO FINAL DO PROCESSO J? SE OBSERVAVAM \r\n COMPORTAMENTOS MAIS MADUROS, EVIDENCIADOS PELO RESPEITO ? OPINI?ES DOS COLEGAS, MAIS ACEITA??O E \r\n PACI?NCIA. A PARTIR DAS OBSERVA??ES REALIZADAS, PODEMOS REFLETIR QUE ? ESSENCIAL FOMENTAR O \r\n DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AO DESENVOLV?-LA, P?DE-SE PERCEBER \r\n UM AVAN?O SIGNIFICATIVO NO COMPORTAMENTO DAS CRIAN?AS, EM QUE ELAS COME?ARAM A ADMINISTRAR SEUS \r\n PR?PRIOS ESTADOS EMOCIONAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "EMOÇÕES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID405_22092020072203.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDILAILE DE MELO LIRA" "autor_nome_curto" => "LIDILAILE" "autor_email" => "laineml96@gmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }