Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL

Palavra-chaves: EMOÇÕES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68422
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1962
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL"
    "resumo" => """
      A EMO??O ? UM ASPECTO DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE ? INFLUENCIADA POR QUEST?ES EXTERNAS QUE LEVAM \r\n
      O INDIV?DUO A UMA REA??O R?PIDA E INCONTROL?VEL EM FUN??O DA AUTONOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL\r\n
      (BRAGHIROLLI, 1990). ESSE RELATO DE EXPERI?NCIA TEM COMO OBJETIVO DE DISCUTIR SOBRE A INTERFER?NCIA \r\n
      DAS EMO??ES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, A IMPORT?NCIA DESSE TRABALHO ? COLABORAR PARA \r\n
      REFLEX?O DE SABERES NECESS?RIOS AO PROFESSOR DA EDUCA??O B?SICA DO ENSINO INFANTIL. ESTE ESTUDO FOI \r\n
      REALIZADO NA EDUCA??O INFANTIL, NO N?VEL II, COM 12 CRIAN?AS E UMA PROFESSORA. UTILIZAMOS COMO \r\n
      INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVA??O E ENTREVISTA SOBRE O COTIDIANO DESSES PARTICIPANTES. \r\n
      TOMAMOS COMO APORTE TE?RICO ANTUNES (2012) E GOLEMAN (1955), POR PRODUZIR CONHECIMENTO SOBRE A \r\n
      TEM?TICA. NESSE ESTUDO, FORAM TOMADOS CUIDADOS ?TICOS, COMO ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO. \r\n
      NO IN?CIO AS CRIAN?AS APRESENTAVAM AGRESSIVIDADE, DIFICULDADE DE ACEITA??O E IMPACI?NCIA. AO LONGO \r\n
      DO PROCESSO FORAM REALIZADAS ATIVIDADES PELO PROFESSOR ERA FACILITADOR DE T?CNICAS DE DESENVOLVIMENTO \r\n
      DA INTELIG?NCIA EMOCIONAL (GOLEMAN,1995) E DA ALFABETIZA??O (ANTUNES, 2012) POR MEIO DAS \r\n
      QUAIS AS CRIAN?AS SE EXPRESSAVAM E RESOLVIAM CONFLITOS. NO FINAL DO PROCESSO J? SE OBSERVAVAM \r\n
      COMPORTAMENTOS MAIS MADUROS, EVIDENCIADOS PELO RESPEITO ? OPINI?ES DOS COLEGAS, MAIS ACEITA??O E \r\n
      PACI?NCIA. A PARTIR DAS OBSERVA??ES REALIZADAS, PODEMOS REFLETIR QUE ? ESSENCIAL FOMENTAR O \r\n
      DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AO DESENVOLV?-LA, P?DE-SE PERCEBER \r\n
      UM AVAN?O SIGNIFICATIVO NO COMPORTAMENTO DAS CRIAN?AS, EM QUE ELAS COME?ARAM A ADMINISTRAR SEUS \r\n
      PR?PRIOS ESTADOS EMOCIONAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EMOÇÕES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID405_22092020072203.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDILAILE DE MELO LIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDILAILE"
    "autor_email" => "laineml96@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68422
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1962
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA SALA DE AULA DO ENSINO INFANTIL"
    "resumo" => """
      A EMO??O ? UM ASPECTO DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE ? INFLUENCIADA POR QUEST?ES EXTERNAS QUE LEVAM \r\n
      O INDIV?DUO A UMA REA??O R?PIDA E INCONTROL?VEL EM FUN??O DA AUTONOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL\r\n
      (BRAGHIROLLI, 1990). ESSE RELATO DE EXPERI?NCIA TEM COMO OBJETIVO DE DISCUTIR SOBRE A INTERFER?NCIA \r\n
      DAS EMO??ES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, A IMPORT?NCIA DESSE TRABALHO ? COLABORAR PARA \r\n
      REFLEX?O DE SABERES NECESS?RIOS AO PROFESSOR DA EDUCA??O B?SICA DO ENSINO INFANTIL. ESTE ESTUDO FOI \r\n
      REALIZADO NA EDUCA??O INFANTIL, NO N?VEL II, COM 12 CRIAN?AS E UMA PROFESSORA. UTILIZAMOS COMO \r\n
      INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVA??O E ENTREVISTA SOBRE O COTIDIANO DESSES PARTICIPANTES. \r\n
      TOMAMOS COMO APORTE TE?RICO ANTUNES (2012) E GOLEMAN (1955), POR PRODUZIR CONHECIMENTO SOBRE A \r\n
      TEM?TICA. NESSE ESTUDO, FORAM TOMADOS CUIDADOS ?TICOS, COMO ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO. \r\n
      NO IN?CIO AS CRIAN?AS APRESENTAVAM AGRESSIVIDADE, DIFICULDADE DE ACEITA??O E IMPACI?NCIA. AO LONGO \r\n
      DO PROCESSO FORAM REALIZADAS ATIVIDADES PELO PROFESSOR ERA FACILITADOR DE T?CNICAS DE DESENVOLVIMENTO \r\n
      DA INTELIG?NCIA EMOCIONAL (GOLEMAN,1995) E DA ALFABETIZA??O (ANTUNES, 2012) POR MEIO DAS \r\n
      QUAIS AS CRIAN?AS SE EXPRESSAVAM E RESOLVIAM CONFLITOS. NO FINAL DO PROCESSO J? SE OBSERVAVAM \r\n
      COMPORTAMENTOS MAIS MADUROS, EVIDENCIADOS PELO RESPEITO ? OPINI?ES DOS COLEGAS, MAIS ACEITA??O E \r\n
      PACI?NCIA. A PARTIR DAS OBSERVA??ES REALIZADAS, PODEMOS REFLETIR QUE ? ESSENCIAL FOMENTAR O \r\n
      DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AO DESENVOLV?-LA, P?DE-SE PERCEBER \r\n
      UM AVAN?O SIGNIFICATIVO NO COMPORTAMENTO DAS CRIAN?AS, EM QUE ELAS COME?ARAM A ADMINISTRAR SEUS \r\n
      PR?PRIOS ESTADOS EMOCIONAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EMOÇÕES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID405_22092020072203.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDILAILE DE MELO LIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDILAILE"
    "autor_email" => "laineml96@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EMO??O ? UM ASPECTO DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE ? INFLUENCIADA POR QUEST?ES EXTERNAS QUE LEVAM O INDIV?DUO A UMA REA??O R?PIDA E INCONTROL?VEL EM FUN??O DA AUTONOMIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (BRAGHIROLLI, 1990). ESSE RELATO DE EXPERI?NCIA TEM COMO OBJETIVO DE DISCUTIR SOBRE A INTERFER?NCIA DAS EMO??ES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, A IMPORT?NCIA DESSE TRABALHO ? COLABORAR PARA REFLEX?O DE SABERES NECESS?RIOS AO PROFESSOR DA EDUCA??O B?SICA DO ENSINO INFANTIL. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NA EDUCA??O INFANTIL, NO N?VEL II, COM 12 CRIAN?AS E UMA PROFESSORA. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVA??O E ENTREVISTA SOBRE O COTIDIANO DESSES PARTICIPANTES. TOMAMOS COMO APORTE TE?RICO ANTUNES (2012) E GOLEMAN (1955), POR PRODUZIR CONHECIMENTO SOBRE A TEM?TICA. NESSE ESTUDO, FORAM TOMADOS CUIDADOS ?TICOS, COMO ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO. NO IN?CIO AS CRIAN?AS APRESENTAVAM AGRESSIVIDADE, DIFICULDADE DE ACEITA??O E IMPACI?NCIA. AO LONGO DO PROCESSO FORAM REALIZADAS ATIVIDADES PELO PROFESSOR ERA FACILITADOR DE T?CNICAS DE DESENVOLVIMENTO DA INTELIG?NCIA EMOCIONAL (GOLEMAN,1995) E DA ALFABETIZA??O (ANTUNES, 2012) POR MEIO DAS QUAIS AS CRIAN?AS SE EXPRESSAVAM E RESOLVIAM CONFLITOS. NO FINAL DO PROCESSO J? SE OBSERVAVAM COMPORTAMENTOS MAIS MADUROS, EVIDENCIADOS PELO RESPEITO ? OPINI?ES DOS COLEGAS, MAIS ACEITA??O E PACI?NCIA. A PARTIR DAS OBSERVA??ES REALIZADAS, PODEMOS REFLETIR QUE ? ESSENCIAL FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. AO DESENVOLV?-LA, P?DE-SE PERCEBER UM AVAN?O SIGNIFICATIVO NO COMPORTAMENTO DAS CRIAN?AS, EM QUE ELAS COME?ARAM A ADMINISTRAR SEUS PR?PRIOS ESTADOS EMOCIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.