O TRABALHO AQUI PRODUZIDO É PARTE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO SE PRODUZ O FRACASSO ESCOLAR. EM UM PRIMEIRO MOMENTO OBSERVAMOS A VULNERABILIDADE SOCIAL DA REGIÃO DO LITORAL DO PARANÁ ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM INDICADOR SINTÉTICO. O TERRITÓRIO URBANO DO LITORAL FOI ENTÃO CLASSIFICADO DE ACORDO COM ESSE INDICADOR. COMO O OBJETIVO FINAL É A OBSERVAÇÃO DO FRACASSO EM UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO, ESCOLHEMOS PARA A ATUAL ETAPA DA PESQUISA APENAS ESCOLAS URBANAS QUE OFERTEM O ULTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CRUZAMOS AS INFORMAÇÕES DESSAS ESCOLAS COM A VULNERABILIDADE DO TERRITÓRIO EM QUE ELAS ESTÃO INSERIDAS. UTILIZAMOS TAMBÉM DADOS DE EMPREGO E ELEITORAIS PARA NOS AJUDAR A ENTENDER ESSE VOLUME DE DADOS COLETADOS. DA INTERPRETAÇÃO DESSES MÚLTIPLOS DADOS, PERCEBEMOS QUE A VULNERABILIDADE DO TERRITÓRIO INVADE OS MUROS DA ESCOLA. SENDO ASSIM PROPOMOS O DESAFIO PARA A NOSSA SOCIEDADE DE COMO PRODUZIR ESSA IGUALDADE COMPLEXA QUE DIMINUA O RISCO AO FRACASSO ESCOLAR EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS.