O TRABALHO É PARTE INTEGRANTE DE PROJETO DE PESQUISA VOLTADO PARA O ESTUDO DA MERITOCRACIA NA CULTURA E NA
EDUCAÇÃO BRASILEIRA. TEM POR OBJETIVO ANALISAR A CONCEPÇÃO DE DEMOCRACIA PRESENTE EM CASA GRANDE &
SENZALA, DE GILBERTO FREYRE. TRATA-SE DE UM TRABALHO TEÓRICO, FOCADO NA APROPRIAÇÃO CONCEITUAL,
ESTRUTURADO EM QUATRO TÓPICOS: A) A QUESTÃO RACIAL NA VIRADA DO SÉCULO E O POSICIONAMENTO DE GILBERTO
FREYRE: A DIFERENCIAÇÃO ENTRE RAÇA E CULTURA; B) A PARTICULARIDADE DA CULTURA PORTUGUESA: FORMAÇÃO HÍBRIDA
E PLASTICIDADE; C) A UNIDADE ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA E A ESTRUTURA PSÍQUICA SADOMASOQUISTA; D) A
DEMOCRATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL BRASILEIRO: UMA LEITURA POLÍTICA DOS ANTAGONISMOS.
OS RESULTADOS APONTAM QUE A CONCEPÇÃO DEMOCRÁTICA DO AUTOR SE FILIA À SUA IDENTIFICAÇÃO COM A
ANTROPOLOGIA CULTURAL E SE VINCULA À TESE DA MISCIGENAÇÃO RACIAL. EM SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, AVALIA OS
IMPACTOS DO PENSAMENTO DO AUTOR NA CULTURA POLÍTICA BRASILEIRA E DESTACA A SUA IMPORTÂNCIA PARA PENSAR A
EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL.