ESTE ESTUDO OBJETIVA REFLETIR ACERCA DA DIFICULDADE EM ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA, BUSCANDO IDENTIFICAR O ELO DESCONECTADO EXISTENTE ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS SEGUINTES AUTORES: SACRISTIÁN (2000), ATÉ PORQUE, A NOSSA COMPREENSÃO VAI AO ENCONTRO DO QUE ELE DEFENDE, OU SEJA, UMA MUDANÇA NO CURRÍCULO. BUSCAMOS EM CHACÓN (2003), UMA MAIOR COMPREENSÃO A RESPEITO DA EMOÇÃO, POIS ENTENDEMOS QUE A PARTIR DE UM PROFESSOR AFETUOSO, A PROBABILIDADE DOS ALUNOS APRENDEREM É MAIOR. AO TRAZERMOS CHEVALLARD (2001), ACREDITAMOS QUE OS PAPÉIS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS E PROFESSORES, POSSAM SER MENOS RÍGIDOS E MAIS AFETUOSOS. MARIM (2010) E TARDIF (2003), ABORDAM A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE PARA DETECTAR POSSÍVEIS FRAGILIDADES. ASSIM, OS EDUCADORES DEVEM SER INDIVÍDUOS QUE TRANSMITAM CONFIANÇA, COM AUTOESTIMA ELEVADA, QUE SAIBAM DAR VALOR AS PEQUENAS ATITUDES E SE IMPORTEM VERDADEIRAMENTE COM SEUS ALUNOS. DESSA FORMA, UM DOS DESAFIOS EMERGENTES É, DESTE MODO, TORNAR A ESCOLA UM AMBIENTE PRAZEROSO, OFERECENDO A TODOS QUE ALI PASSAM UM RECINTO DE ACOLHIMENTO, RECONHECIMENTO, E VALORIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. SOMENTE DESSA MANEIRA, O ELO DESCONECTADO ENTRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO, IRÁ POR FIM, SE CONECTAR.