ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO - EDUCAÇÃO E EMOCIONALIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA” - À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES CURSISTAS, NO PERÍODO DE JULHO A AGOSTO DE 2017, NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS-RN. A PESQUISA FAZ REFERÊNCIAS A FORMAÇÃO SUPRACITADA, PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE: GARDNER (1995); GOLEMANN (1995); PAVLOVI (1927); WATSON (1920); SKINNER (1974); BISQUERRA (2005); BISQUERRA (2003); GONCALVES (2005); CASASSUS (2009), ASSIM COMO AS OPINIÕES DOS PROFESSORES COLABORADORES EXPOSTAS VIA QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÃO DOS ENCONTROS PRESENCIAS DA FORMAÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM O QUANTO A EDUCAÇÃO EMOCIONAL PODE COLABORAR PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO REFERIDO MUNICÍPIO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM BEM-ESTAR SINGULAR AOS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO.